Fórmula 1

Lewis Hamilton vence Grande Prémio da Rússia

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1, disputado este domingo em Sochi, dando mais um passo em direção ao título.

A tarefa do britânico da Mercedes ficou desde logo facilitada pelas ordens de equipa, que prevaleceram assim que se conseguiu desenvencilhar da pressão de Sebastian Vettel após a largada.

Partindo da ‘pole position’, Valtteri Bottas liderou de início conseguindo mesmo afastar-se de Hamilton e de Vettel, mas mais tarde receberia ordens da Mercedes para deixar passar o seu companheiro de equipa. Cenário que a formação Campeã do Mundo já admitira antes mesmo da prova se iniciar.

Não obstante partir para esta prova com 40 pontos de vantagem sobre Sebastian Vettel, Lewis Hamilton estava ‘apontado’ à vitória, privando Bottas do seu primeiro triunfo de 2019, apesar do excelente desempenho do finlandês, quer na qualificação quer na corrida.

A tarefa de Hamilton só se complicou nas paragens nas boxes, pois Vettel foi mais lesto no seu ‘pit-stop’ e regressou à pista na frente do britânico, que não descansou enquanto não recuperou a segunda posição ao alemão da Ferrari. Depois afastou-se do germânico e partiu em busca do seu companheiro de equipa.

Sebastian Vettel, tal como Kimi Raikkonen, confirmou a diferença dos Ferrari para os Mercedes em Sochi, e o último lugar do pódio foi o resultado possível para o alemão, que assim vê Lewis Hamilton escapar ainda mais no topo do campeonato.

Já atrás dos quatro primeiros assistiu-se a uma grande recuperação do final da grelha por parte dos dois homens da Red Bull, com Max Verstappen a chegar a liderar a corrida, já que foi dos últimos pilotos a realizar a obrigatória paragem nas boxes. O holandês terminou à frente do seu companheiro de equipa, apesar de ter partido atrás, mas logo na largada marcou a diferença ao deixar para trás Daniel Ricciardo, que assim viria a concluir no sexto posto final.

O melhor dos ‘outros’ foi Charles Leclerc, que depois de uma largada fulgurante deixou para trás os dois pilotos da Force India e também Kevin Magnussen, justificando porque razão a Ferrari o escolheu para 2019. O monegasco da Sauber acabaria assim por merecer a sétima posição final. O dinamarquês da Haas teve de se contentar em terminar logo atrás, seguido por Esteban Ocon e Sergio Pérez.

Classificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes)

2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 2,545s

3º Sebastian Vettel (Ferrari) + 7,487s

4º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 16,543s

5º Max Verstappen (Red Bull) + 31,016s

6º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1m20,451s

7º Charles Leclerc (Sauber) + 1m38,390s

8º Kevin Magnussen (Haas) +1 volta

9º Esteban Ocon (Force India) + 1 volta

10º Sergio Pérez (Force India) + 1 volta

Em destaque

Subir