Fórmula 1

Lewis Hamilton garante ‘pole’ para o último Grande Prémio do ano

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio do Abu Dhabi, que domingo encerra o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2018.

O Campeão do Mundo ditou o andamento desde o começo da terceira e derradeira sessão de qualificação, conseguindo depois na segunda tentativa estabelecer um recorde de volta ao Circuito de Yas Marina, ao realizar o tempo de 1m24,794s e lograr a 83ª ‘pole’ da sua carreira na F1.

Hamilton bateu o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas por 0,162s, que dessa forma completou uma primeira fila da grelha de partida toda ela Mercedes, ainda que Sebastian Vettel tudo tenha feito para imiscuir o melhor dos Ferrari entre os monolugares prateados, mas teve de se contentar com o terceiro lugar, a 0,331s.

Daniel Ricciardo foi o melhor dos homens da Red Bull Racing, ao conseguir o quinto tempo à frente do seu colega de equipa Max Verstappen. O australiano esteve à beira de não passar à Q3, quando na fase final da segunda qualificação esteve à ‘mercê’ de ser eliminado por Kevin Magnussen.

Mas o dinamarquês da Haas acabou por não conseguir passar à derradeira fase, contrariamente ao seu companheiro de equipa, Romain Grosjean, que foi o melhor dos ‘outros’, à frente de Charles Leclerc, que mais uma vez colocou o melhor dos Sauber na Q3, e de Esteban Ocon e Nico Hulkenberg, os únicos pilotos da Force India e da Renault.

Carlos Sainz poderia ter feito parte da terceira qualificação se não a tivesse falhado por dez décimas. Ainda assim o espanhol, que cumpre o seu derradeiro Grande Prémio pela Renault, conseguiu superar Marcus Ericsson, no segundo Sauber, e Kevin Magnussen, que bloqueou as rodas do seu Haas quando efetuava a sua derradeira tentativa para obter o ‘passaporte’ para a Q3.

Também na sua qualificação pela McLaren, e provavelmente na Fórmula 1, Fernando Alonso não esteve longe de cometer o feito de passar à fase que decide os primeiros dez da grelha, mas acabou por ter de se contentar com 15º tempo.

Mais surpreendente foi nenhum dos dois Toro Rosso ter ultrapassado a Q1, sendo que Pierre Gasly se pode queixar de um problema de motor no final da sessão.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m34,794s
2º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m34,956s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m35,125s
4º Kimi Raikkonen (Ferrar) 1m35,365s
5º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m35,401s
6º Max Verstappen (Red Bull) 1m35,589s
7º Romain Grosjean (Haas) 1m36,192s
8º Charles Leclerc (Sauber) 1m36,237s
9º Esteban Ocon (Force India) 1m36,540s
10º Nico Hulkenberg (Renault) 1m36,542s

Em destaque

Subir