Fórmula 1

Lewis Hamilton ‘finta’ a chuva para a ‘pole position’ no Japão

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, depois de uma terceira qualificação onde conseguiu ‘fintar’ a chuva.

Saindo para a pista para realizar a sua volta lançada nos primeiros instantes da decisiva sessão de qualificação o Campeão do Mundo conseguiu evitar a chuva que caiu minutos depois. Algo que o seu rival no campeonato, Sebastian Vettel não conseguiu.

O alemão da Ferrari não evitou um erro – um pião – que só lhe permitiu o nono tempo. Depois, quando realizou nova tentativa já era tarde para melhorar, pois a pista encontrava-se húmida. Já ninguém conseguiu melhorar os seus tempos.

Tanto Hamilton como Valtteri Bottas, lograram realizar os seus tempos na altura certa, com o finlandês da Mercedes a confirmar o segundo registo, fazendo com que a Mercedes monopolize a primeira linha da grelha para a corrida de domingo.

Max Verstappen conseguiu capitalizar as dificuldades da Ferrari ao conseguir o terceiro tempo nos primeiros instantes da Q3, pelo que vai largar à frente de Kimi Raikkonen, que obteve o quarto tempo também nos primeiros minutos da derradeira sessão, ainda que na segunda tentativa tenha feito uma incursão fora da pista.

O percalço de Vettel foi também muito bem aproveitado por Romain Grosjean, o melhor dos ‘outros’. O francês da Haas conseguiu superiorizar-se aos dois pilotos da Toro Rosso, que protagonizaram a grande surpresa, sobretudo Brendon Hartley, que conseguiu desta vez contrariar o habitual, ou seja superiorizar-se ao seu companheiro de equipa Pierre Gasly.

Tanto Hartley como Gasly tiraram bom partido dos problemas tidos por Daniel Ricciardo na segunda sessão de qualificação, que afastaram o australiano da Q3 e o ‘condenaram’ ao 15º lugar da grelha, caso não tenha de mudar qualquer órgão da unidade motriz do seu Red Bull.

Se a presença dos dois homens da Force India na segunda metade do top dez não foi uma surpresa, a eliminação de Kevin Magnussen na segunda qualificação já o foi, à ‘luz’ do que a Haas vem fazendo nos últimos grandes prémios. O mesmo se pode dizer de Nico Hulkenberg, que foi eliminado na Q1. Aliás os Renault estiveram aquém das expetativas, pois Carlos Sainz também não passou da segunda sessão.

Uma referência ainda para o facto do dia não ter corrido bem à Sauber, que depois de ter visto Marcus Ericsson bater forte na primeira qualificação, causando a interrupção desta, viu Charles Leclerc ser eliminado na segunda.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m27,760s

2º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m28,059s

3º Max Verstappen (Red Bull) 1m29,057s

4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m29,521s

5º Romain Grosjean (Haas) 1m29,761s

6º Brendon Hartley (Toro Rosso) 1m30,023s

7º Pierre Gasly (Toro Rosso) 1m30,093s

8º Esteban Ocon (Force India) 1m30,126s

9º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m32.192s

10º Sergio Perez (Force India) 1m37,229s

Em destaque

Subir