Fórmula 1

Lewis Hamilton consegue ‘pole position’ na Bélgica no último momento

Contra as probabilidades, já que protagonizou um pião, Lewis Hamilton arrancou a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1.

A instabilidade climatérica que caracteriza a região das Ardenas voltou a fazer ‘das suas’. A chuva apareceu na terceira qualificação e baralhou ‘as contas’ às favoritas Mercedes e Ferrari.

Logo nos primeiros minutos Hamilton e Valtteri Bottas protagonizaram dois piões, face ao aguaceiro que caiu na altura, depois Kimi Raikkonen pareceu capaz de repetir o feito das duas sessões anteriores, quando foi o mais rápido e estabeleceu um novo recorde do Circuito de Spa-Francorchamps – 1m41,585s.

Mas o finlandês da Ferrari não tardou a ser batido pelo seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, que conseguiria melhorar o seu registo, antes de Lewis Hamilton conseguir uma volta que lhe deu a primeira posição da grelha para a corrida de domingo. Raikkonen nem sequer se fez à pista para uma segunda tentativa, e isso valeu-lhe não apenas não poder lutar pela ‘pole’, como ‘cair’ para a sexta posição do ‘grid’.

Isto porque os pilotos da Force India esperaram pelos últimos minutos, com a pista menos molhada, para causarem a surpresa, com Esteban Ocon a conseguir o feito de garantir o terceiro lugar na largada para a prova, dividindo a segunda fila com o seu companheiro de equipa Sergio Perez.

Nestas condições sui-géneris também perderam os pilotos da Red Bull, sobretudo Max Verstappen, que apesar de surgir rápido sob chuva intensa já não conseguiu ser eficaz na decisiva fase na Q3. O holandês quedou-se pelo sétimo registo, e vai ter fazer uma boa largada no domingo se quiser um bom resultado e lutar pelas primeiras posições logo no começo. Viu-se suplantado por Raikkonen e por Romain Grosjean, no melhor dos Haas.

Daniel Ricciardo ficou logo atrás ao seu companheiro de equipa e de Kevin Magnussen e Valtteri Bottas, que optou por não realizar qualquer tentativa quando a pista secou. Isto porque o finlandês da Mercedes vai ser obrigar a partir do final da grelha, depois das mudanças na unidade motriz do seu W09, à imagem do que sucedeu com Nico Hulkenberg na Q2.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m58,179s

2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m58,905s

3º Esteban Ocon (Force India) 2m01,851s

4º Sergio Perez (Force India) 2m01,894s

5º Romain Grosjean (Haas) 2m02,122s

6º Kimi Raikkonen (Ferrari) 2m02,671s

7º Max Verstappen (Red Bull) 2m02,769s

8º Daniel Ricciardo (Red Bull) 2m02,939s

9º Kevin Magnussen (Haas) 2m04,933s

10º Valtteri Bottas (Mercedes) em tempo

 

Em destaque

Subir