Fórmula 1

Lewis Hamilton consegue ‘pole position’ diante o seu público

HamiltonSilverstone415

Lewis Hamilton vai largar da ‘pole position’ para o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito de Silverstone. A ‘jogar em casa’, o britânico da Mercedes efetuou uma volta em 1m32,428s no começo da terceira sessão de qualificação, batendo por uma décima o seu companheiro de equipa Nico Rosberg.

O alemão, que tinha sido o mais veloz na Q2, queixou-se de subviragem no seu Mercedes para justificar a diferença que o separou do campeão do mundo, numa qualificação onde inicialmente os pilotos da Ferrari deram a ideia de que poderia lutar por um lugar na primeira fila da grelha.

MassaSilverstone215

Em vez disso foram os homens da Williams a colocarem-se atrás do duo da Mercedes, com Felipe Massa a conseguir bater Valtteri Bottas por 0,064s na sua derradeira tentativa, enquanto Kimi Raikkonen – que tinha sido o mais veloz na Q1 – superou o seu companheiro de equipa Sebastian Vettel pela segunda vez esta temporada, numa terceira fila da grelha toda Ferrari.

Max Verstappen afirmou antes desta prova que os Toro Rosso estariam logo atrás dos Mercedes, mas tal não sucedeu na qualificação, porque Carlos Sainz Jr foi o melhor representante e não foi além do oitavo registo, atrás do melhor dos Red Bull, o do russo Daniil Kvyat.

VerstappenSilverstone

O holandês não conseguiu sequer passar à Q3, queixando-se de falta de tração do seu monolugar para ficar atrás de Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Sergio Perez e Romain Grosjean, bem fora do top dez.

Referência ainda para alguns tempos que foram anulados por os pilotos em causa terem ultrapassado os limites da pista. Charlie Whiting, o diretor de prova, tinha avisado que teria tolerância zero, e por isso tanto Pastor Maldonado como Kimi Raikkonen viram duas marcas serem-lhes retiradas.

Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m32,248s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m32,361s
3.º Felipe Massa (Williams) 1m33,085s
4.º Valtteri Bottas (Williams) 1m33,149s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m33,379s
6.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m33,547s
7.º Daniil Kvyat (Red Bull) 1m33,636s
8.º Carlos Sainz Jr (Toto Rosso) 1m33,649s
9.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m33,673s
10.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m33,943s

Em destaque

Subir