Fórmula 1

Lewis Hamilton bate Nico Rosberg pela primeira ‘pole position’ da temporada

HamiltonAustralia215 Lewis Hamilton bateu o seu companheiro de equipa Nico Rosberg na luta pela primeira ‘pole position’ da temporada de Fórmula 1, ao ser o mais rápido na terceira e decisiva sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália.
HamiltonAustralia215 600À imagem do que sucedera na sessão anterior, o campeão do mundo deixou a maioria da concorrência a mais de um segundo, conseguindo desde logo rodar abaixo de 1m27s, conseguindo baixar a sua marca nas duas tentativas na Q3, para fixar a ‘pole’ com uma volta em 1m26,327s.
Já Rosberg teve de abortar a sua primeira tentativa na decisiva sessão de qualificação, não evitando ir à relva na penúltima curva do circuito de Albert Park, e só na segunda conseguiu garantir o segundo lugar na grelha de partida para a corrida de domingo. Mesmo assim o alemão ficou a seis décimas do seu companheiro de equipa.
MassaAustralia215 600Depois de ser sempre o melhor dos não Mercedes ao longo da qualificação, Sebastian Vettel acabaria por ser batido surpreendentemente por Felipe Massa, que na sua derradeira tentativa bateu o alemão da Ferrari por quatro centésimas.
Vettel terá cometido um ligeiro erro ao descrever a última curva de Albert Park, algo que não aconteceu com Kimi Raikkonen, que foi sempre mais lento do que o seu companheiro de equipa, acabou por colocar o segundo Ferrari na terceira fila da grelha.
Ao ir à relva na sua primeira tentativa na Q3, Valtteri Bottas viu-se obrigado a abortá-la. O finalndês, que se queixou de dores nas costas, tinha sido sempre o mais rápido dos pilotos da Williams, acabou por limitar os estragos na segunda tentativa, mas já não conseguiu rodar na casa de 1m27s. Apenas fez o suficiente para garantir um lugar na terceira fila da grelha.
RicciardoAustralia215 600Os Red Bull foram uma ‘sombra’ dos Toro Rosso ao longo de quase toda a qualificação, mas na Q2 Daniel Ricciardo puxou dos seus ‘galões’ para garantir a passagem à terceira sessão, acabando num sétimo lugar da grelha que foi o melhor que podia ter aspirado.
Já Carlos Sainz foi também o único homem da Toro Rosso a atingir a Q3, e também o melhor estreante, a apenas duas décimas de Ricciardo, com partilha a quarta fila da grelha de partida.
Os dois pilotos da Lotus conseguiram atingir a decisiva terceira sessão, mas ficaram-se por aí, com Romain Grosjean a ser melhor do que Pastor Maldonado, já que foi o único dos dois a rodar abaixo da casa de 1m29s.
MaldonadoAustralia215 600Max Verstappen deu nas vistas na primeira qualificação, ao ser o mais rápido dos dois pilotos da Toro Rosso, mas depois o holandês – o mais jovem piloto de sempre a estrear-se na F1, com apenas 17 anso – acabaria por ‘pagar’ a sua inexperiência ao ser eliminado nos últimos instantes da Q2, juntamente com Daniil Kvyat, na sua estreia pela Red Bull e os pilotos da Force India.
Como se receava nenhum dos pilotos da McLaren Honda conseguiu passar da primeira sessão, ainda que Jenson Button se esforçasse mais do que Kevin Magussen para evitar a eliminação.
Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m26,327s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m26,921s
3.º Felipe Massa (Williams) 1m27,718s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m27,757s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m27,790s
6.º Valtteri Bottas (Williams) 1m28,087s
7.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m28,329s
8.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m28,510s
9.º Romain Grosjean (Lotus) 1m28,560s
10.º Pastor Maldonado (Lotus) 1m29,480s
 

Em destaque

Subir