Cultura

Levanta-se o pano no FITEI, o ‘festival de resistência’

fiteiA abertura do FITEI 2013 decorre hoje, às 21h30, no Teatro Nacional São João (TNSJ), com a apresentação da peça ‘Namíbia, Não!’, de Aldri Anunciação, uma produção da Tô Ligado Produções e Cardim Projectos e Soluções, no âmbito da programação do Ano do Brasil em Portugal.

A celebrar a 36.ª edição, o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, um dos maiores eventos portugueses dedicado às artes de palco, está de regresso à cidade do Porto de 29 de maio a 10 de junho de 2013.

Num ano marcado pela proposta de não atribuição de nenhum apoio ao festival por parte da secretaria de Estado da Cultura/ Direção-Geral das Artes, Mário Moutinho, diretor artístico, destaca o FITEI 2013 como ‘um festival de resistência’.

O FITEI 2013 realiza-se com o apoio da Funarte – Fundação Nacional de Artes do Governo Brasileiro, em parceria com o Teatro Nacional São João, o Teatro Helena Sá e Costa, o Serralves em Festa e o Instituto Francês, com o apoio de outras entidades e empresas.

O essencial da programação acontece nos espaços do Teatro Nacional São João, onde são apresentados 10 espetáculos brasileiros que integram o Ano do Brasil em Portugal.

A 29 de Maio, às 21h30, no TNSJ, no Porto, decorre a abertura, com a apresentação da peça ‘Namíbia, Não!’, de Aldri Anunciação, uma produção da Tô Ligado Produções e Cardim Projectos e Soluções.

Trata-se da primeira encenação de Lázaro Ramos, principalmente conhecido como ator (foi protagonista de filmes como ‘Madame Satã’ ou ‘Carandiru’ e desempenhou papéis em diversas telenovelas e numerosas peças de teatro). A peça repete a 30 de maio, à mesma hora.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir