Nas Notícias

Leucemia nas crianças: Composto de brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas combate doença

crianca oculosO sulforafano, composto encontrado nos brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas, tem a capacidade de reduzir as células da leucemia linfoblástica aguda em laboratório. A descoberta resulta de um estudo do Baylor College of Medicine, nos EUA, e abre caminho para o combate de uma doença muito comum em crianças.

Uma descoberta de um grupo de investigadores abre horizontes para o combate a um tipo de leucemia muito comum nas crianças: a leucemia linfoblástica aguda, que ataca os glóbulos brancos e que, em alguns casos, necessita de respostas terapêuticas alternativas.

De acordo com os cientistas do Baylor College of Medicine, o composto sulforafano tem a capacidade de combater as células deste tipo de leucemia. Este composto está presente em legumes como brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas.

Com o estudo realizado nos EUA, abrem-se portas para tratamentos alternativos da leucemia linfoblástica aguda, que apesar de apresentar uma elevada taxa de cura (80 por cento), carecia de respostas alternativas para os casos mais complicados, que exigiam respostas terapêuticas alternativas.

Esta alternativa pode ser o sulforafano purificado, num processo laboratorial. O estudo realizado pelos investigadores permitiu concluir que o composto presente nos brócolos, couve-flor e couve-de-bruxelas pode prevenir este tipo de leucemia, bem como permitir tratamentos nos tumores.

Já existiam outros sinais de que o sulforafano tinha estas propriedades. No entanto, essas perspetivas nunca tinham sido comprovadas em estudo, o que sucede agora. Em laboratório, os cientistas incubaram células com leucemia com este composto, sendo que o resultado foi a eliminação das células cancerígenas, encontradas mortas, sem que as células saudáveis tivessem alguma alteração.

Apesar das boas indicações retiradas desta pesquisa, os resultados não significam que o consumo de brócolos ou couve-flor e couve-de-bruxelas seja, por si só, preventivo. O sulforafano tem de ser purificado num trabalho laboratorial-

Em destaque

Subir