Desporto

‘La Centième’: Volta à França assinala 100 anos com doodle a lembrar efeméride

doodle volta a franca1doodle volta a francaA carismática Volta à França assinala 100 anos, com um doodle no maior motor de busca do mundo a lembrar a efeméride. Nesta edição, em termos desportivos, destaca-se a ausência de Bradley Wiggins, por lesão. A centésima Volta à França, ‘La Centième’, faz recordar no tempo e perceber as origens do Tour.

A Volta à França assinala em 2013 o centenário. Uma das mais carismáticas competições do mundo, e talvez a mais simbólica prova de ciclismo, comemora 100 anos, com um google doodle a lembrar esse facto. Em termos desportivos, Christopher Froome assume-se como um dos principais favoritos à vitória no centenário Tour.

Na edição do centenário da Volta à França, 198 ciclistas estarão em prova, em 22 equipas, que têm pela frente 3404 quilómetros de estrada, percorrendo 537 municípios de França.

Outros números se assinalam, nesta Volta à França: 180 veículos prestarão apoio, cerca de 2000 jornalistas farão a cobertura do evento, transmitido em direto por 190 países. Estima-se que a fasquia dos 3,5 mil milhões de telespectadores seguiram o Tour, em 2012, seja superada.

A Volta à França é uma competição de ciclismo, por etapas, disputada todos os anos no mês de julho. É considerada o mais prestigiado dos três Grand Tours do calendário de ciclismo na Europa. Os restantes são o Giro d’Italia (Giro) e a Vuelta a España (Vuelta).

O Tour nasceu em 1903, criado por Henri Desgrange, fundador do jornal L’Auto (antepassado do diário desportivo francês L’Équipe. A origem da ideia pertence ao jornalista Géo Lefèvre (1877-1961), que pretendia fazer concorrência às corridas Paris-Brest-Paris (patrocinadas pelo concorrente Le Petit Journal) e Bordeaux-Paris (apoiada pelo jornal Le Vélo).

A Volta à França disputa-se todos os anos, desde 1903, sendo apenas interrompido durante a I Guerra Mundial e II Guerra Mundial.

Na história da Volta à França, há uma mancha associada ao doping, que retirou os títulos conquistados pelo norte-americano Lance Armstrong. O ciclista afirmou, há dias, que é impossível vencer aquela volta sem recurso a doping.

No ano passado, britânico Bradley Wiggins venceu o Tour. Desde 1985 que a Volta à França não tem como vencedor um ciclista francês: Bernard Hinault é o último francês a conseguir vencer a Volta à França.

A prova sai à estrada em 2013, em ano de centenário. E os 100 anos da Volta à França mereceram um doodle da Google, que na sua página principal dedica uma homenagem à efeméride.

Em destaque

Subir