Mundo

Kofi Annan: “É desesperadamente urgente acabar com a violência na Síria”

koffi_annanKofi Annan, enviado internacional à Síria, revelou-se “chocado e surpreendido” com as notícias que dão conta da escalada de violência na aldeia síria de Treimsa, entre rebeldes e tropas do regime. Annan lamenta o elevado número de vítimas, condena as atrocidades. “É desesperadamente urgente que esta violência e estas brutalidades acabem”, diz Kofi Annan, num comunicado difundido em Genebra e divulgado pela Lusa.

Os massacres mais recentes na aldeia síria de Treimsa, bem como outros documentados por imagens que foram divulgadas pela Internet, deixaram Kofi Annan chocado. O enviado internacional à Síria, que tenta estabelecer um plano de paz no território, revela que “é desesperadamente urgente que esta violência e estas brutalidades cessem”.

Citado pela Lusa, Kofi Annan afirma que se torna “mais importante que nunca” que os diversos Governos com influência na região “exerçam da forma mais efetiva para assegurar que a violência acabe de modo imediato”.

Estas palavras foram difundidas em Genebra e divulgadas pela agência Lusa. Segundo revela o emissário especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, está em causa uma “violação do compromisso do Governo de cessar a utilização de armas pesadas nos centros de população”.

Annan lamenta que Bashar al-Assad tenha rasgado o acordo estabelecido e mantenha a sua política de violência. Hoje, foram divulgadas imagens de mais um massacre, que comprovam mortes e tortura.

Em destaque

Subir