Tecnologia

Kim Schmitz lança Megabox a 19 de janeiro, um ano depois do fecho do Megaupload

megabox 1Programador alemão já confirmou o lançamento do novo serviço online para artistas de todo o mundo. Novo site é lançado numa altura em que Dotcom ainda aguarda decisão sobre a sua extradição para os Estados Unidos.

Está confirmado. O Megabox, novo serviço online criado por Kim Schmitz, é lançado a 19 de janeiro de 2013. A nova plataforma do programador alemão vai fazer frente às editoras musicais, fazendo um género de ligação direta entre artista e fã. Há até quem já classifique o Megabox como o novo Napster.

Contudo, o próprio Kim Schmitz já revelou que o novo serviço vai ser legal e grátis.

Ironia ou não, certo é que o Megabox é lançado precisamente um ano depois do Megaupload ter sido fechado pelo FBI, a 19 de janeiro de 2012.

Porém, este novo serviço não vem substituir o antigo, pelo contrário. Numa entrevista dada recentemente, Dotcom, alcunha por que é conhecido na rede, afirmou que prepara o lançamento da nova versão do Megaupload. A grande diferente é que os dados carregados na plataforma vão ser encriptados, ficando só acessíveis através da inserção de uma password. O objetivo de Schmitz é ficar sem qualquer responsabilidade sobre o que é colocado nos seus servidores pelos milhares de clientes (saiba mais aqui).

Entretanto, Schmitz continua a aguardar a decisão dos tribunais neozelandeses relativamente à sua extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de inúmeros crimes de violação de direitos de autor.

Recorde-se que Dotcom, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito pelas autoridades norte-americanas. Só em 2010, estima-se tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

Em destaque

Subir