Cultura

Katia Guerreiro condecorada pelo governo francês

katia guerreirokatia guerreiro 600A fadista Katia Guerreiro será condecorada com a Ordem de Artes e Letras, no grau Chevalier. A condecoração, que ocorrerá na Embaixada de França em Portugal, às 18h30, é uma das mais altas distinções do governo francês a cidadãos estrangeiros, reconhecendo uma das mais notáveis cantoras da sua geração e uma das maiores representantes da cultura portuguesa no mundo.

Katia Guerreiro é a fadista que mais atua nas salas francesas. Ao longo dos seus 13 anos de carreira, fez espetáculos nas salas mais importantes do país, como é o caso da Ópera de Lyon, a Catedral de Reims, o Teatro Nacional de Bordéus, o Trianon e o Teatro de La Ville de Paris, entre muitos outros.

A artista tem sido presença assídua nos mais prestigiados festivais de música franceses, onde se destaca o Festival de Martigues, onde já actuou três vezes – e do qual já foi madrinha (em 2008).

Em 2005, foi nomeada Membro do Parlamento Europeu da Cultura, do qual faz parte até hoje. E quatro anos mais tarde foi convidada pela L’Ensemble Basse Normandie, que orquestrou alguns dos seus temas mais emblemáticos, para uma digressão de 10 concertos em 10 cidades francesas. Katia Guerreiro retribuiu o convite e, no ano seguinte, trouxe-os a Portugal para uma série de concertos.

Em janeiro de 2012, a fadista realizou um dos seus sonhos, esgotando o mítico Olympia em Paris.

Em destaque

Subir