Mundo

“Kadhafi está refugiado dentro da Líbia” e pode ver o seu regime cair no sábado

O controlo de Sirte, na Líbia, pelos rebeldes representará o fim do regime de Muammar Kadhafi, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano. Franco Frattini afirmou também que Kadhafi estará ainda em território líbio.

O ministro disse à Rádio 24 que, caso aconteça o que prevê, “Sirte vai cair após uma rendição pacífica, no sábado”. É o “último bastião e vai marcar a queda do regime”, apesar de na sua opinião o coronel ainda estar “refugiado dentro da Líbia”.

“A Líbia é um país de grandes zonas de deserto e existem muitos locais para ele estar refugiado”, salientou. O ministro italiano explicou que “todo o mundo sabe que uma fuga para o estrangeiro seria mais visível e Kadhafi não teria evidentemente escapado à NATO, que patrulha o território para efetuar ataques e identificar suspeitos”.

Kadhafi, que domina o país há cerca de 42 anos, “deve ser obrigado a render-se, cercado e abandonado por aqueles que executaram as suas ordens criminosas”, destacou Frattini.

Esta segunda feira, a agência italiana Ansa publicou que o coronel líbio estaria com os dois filhos Saadi e Saif al-Islam, em Bani Walid, uma cidade que fica a uma centena de quilómetros da capital Tripoli.

O mandato da atual missão da NATO termina em setembro, mas a sua missão no território só estará concluída “quando a Líbia estiver livre”. Esta organização irá acompanhar a “queda do regime para evitar reações e ações que o governo poderia levar a cabo com a sua retirada”, explicou o ministro italiano.

Em destaque

Subir