Nas Notícias

Juros do crédito da casa descem em setembro pelo segundo mês consecutivo

A taxa de juro implícita no crédito à habitação voltou a descer em setembro, pelo segundo mês consecutivo, para 1,065 por cento, mantendo a inversão da tendência de subida que manteve oito meses, até agosto, informa hoje o INE.

Os juros do crédito à habitação desceram em agosto para 1,077 por cento, a primeira descida depois de oito meses de aumentos, e no mês seguinte mantiveram a tendência e caíram para 1,065 por cento.

Também para o destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos desceu para 1,087 por cento, quando em agosto tinha descido de 1,109 por cento para 1,099 por cento.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, segundo as estatísticas do INE, a taxa de juro para este destino de financiamento diminuiu em setembro, de 1,293 por cento, para 1,237 por cento.

Considerando a totalidade dos contratos, o valor médio da prestação vencida manteve-se em 247 euros, e deste valor 47 euros (19 por cento) correspondem a pagamento de juros e 200 euros (81 por cento) a capital amortizado. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação diminuiu cinco euros, para 327 euros.

O capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu em setembro 157 euros, face ao mês anterior, fixando-se em 53.213 euros, enquanto para os contratos celebrados nos últimos três meses, o montante médio do capital em dívida foi de 105.078 euros, mais 2.923 euros do que em agosto.

Em destaque

Subir