Nas Notícias

Jovens dos EUA embebedam-se com o popular gel alcoólico de limpeza

gel_limpezaSem poderem comprar bebidas de teor alcoólico, os jovens dos EUA estão a aproveitar os géis de limpeza de mãos para se embebedarem. Disponíveis em várias lojas e nas farmácias, estes produtos apresentam volumes de álcool etílico superiores a 60 por cento.

Sem poderem comprar cerveja, vinho ou qualquer bebida com teor alcoólico antes dos 21 anos, os jovens norte-americanos descobriram uma fórmula para se embriagarem. Os géis de limpeza de mãos, disponíveis em várias lojas e nas farmácias, apresentam um volume de álcool etílico superior a 60 por cento: bastam uns goles para se atingir a embriaguez.

“É uma dose de bebida pesada”, admitiu o diretor de toxicologia do Departamento de Saúde Pública de Los Angeles, complementando: “com alguns goles, um adolescente fica bêbado. Há poucos casos, mas podem sinalizar uma tendência perigosa”. As indicações apontam para 60 ocorrências, só em Los Angeles, desde os primeiros registos, iniciados em 2010.

As unidades hospitalares começaram a apertar o controlo na identificação destes casos, procurando confirmar uma eventual tendência. Segundo o Sistema de Controlo Tóxico da Califórnia, foram registados, desde março, 16 casos de jovens que acorreram aos hospitais com envenenamento provocado por ingestão de álcool em gel.

“Beber gel não parece atraente, mas os jovens não têm acesso a bebidas alcoólicas e é bem criativo”, justificou um médico do hospital universitário do Sul da Califórnia, Billy Mallon. Para acabar com as criatividades, no estado do Alabama este tipo de gel foi banido das prisões, depois de quatro presidiários terem sido hospitalizados pelo mesmo motivo: envenenamento provocado por ingestão de álcool em gel.

Os próprios fabricantes começam a tentar contornar o problema. O diretor de comunicação da Purell, a empresa líder de mercado, confessou que a aposta agora passa por criar um “gosto desagradável”. “Usar sal para filtrar não remove o gosto amargo», reforçou Joe Drenik. Começa a haver um grupo de pressão para que as garrafas passem a conter espuma de limpeza, mantendo a função de limpeza de desinfeção, mas dificultando a extração do álcool.

Em destaque

Subir