Nas Notícias

Jovens alunos consomem mais cannabis e bebidas alcoólicas, indica inquérito

escolasEstudo sobre meio escolar indica que há um aumento do consumo, por parte dos jovens, de álcool, tabaco e drogas, sobretudo cannabis. ‘Inquérito Nacional em Meio Escolar’, divulgado nesta quinta-feira, denuncia ainda um número preocupante: 40 mil alunos do 3.º ciclo e do secundário revelaram que consumiram cannabis recentemente.

Estudo apresentado hoje em Lisboa, chamado ‘Inquérito Nacional em Meio Escolar’, revela que há um aumento do consumo de tabaco, álcool e de drogas por parte dos jovens, sendo que a cannabis é a droga de eleição dos inquiridos.

A pesquisa avaliou o consumo daquelas substâncias, numa altura de crise económica. E no que diz respeito à cannabis, um indicador merece relevância: cerca de 40 mil jovens assumiram que consumiram aquela droga, recentemente. Mais de 16 por cento do total dos inquiridos revelaram que consumiram drogas.

Estes dados representam um aumento de sete por cento, em comparação com o anterior estudo, que data de 2006. Esta subida no consumo de drogas representa uma inversão da tendência de quebra que se verificara até àquele ano.

Já numa análise ao consumo de bebidas alcoólicas, a tendência de aumento é semelhante. Há, em 2012, mais 10 por cento de jovens que ‘confessaram’ ter bebido alcoólicas nos últimos 30 dias, com a cerveja a liderar as preferências: 51 por cento. No que diz respeito às bebidas destiladas, 50 por cento revelaram que consumiram no mês anterior ao inquérito.

Há ainda outro indicador a retirar, deste ‘Inquérito Nacional em Meio Escolar’: dois terços dos jovens estudantes reportam casos de embriaguez muito recente. Em comparação com 2006, nota-se uma diferença manifesta: 32 por cento dos alunos afirmaram, naquele ano, ter consumido álcool no mês anterior.

Relativamente a uma comparação entre as percentagens de jovens que consumiram drogas no último mês, em 2006, e a percentagens daqueles que o fizeram agora, assinala-se um aumento de cinco para seis por cento. Esta percentagem representa um universo de 23 mil alunos.

Assinale-se também que 29 por cento dos alunos revelam que já consumiram cannabis uma vez na vida, pelo menos. Por outro lado, são cada vez mais os jovens que dizem já ter experimentado álcool, tabaco ou drogas.

Em destaque

Subir