Cultura

Jovem finalista do American Idol descobre 18 tumores na tiroide

A cantora Jax, de 20 anos de idade, finalista do American Idol, foi diagnosticada com cancro, teve de ser operada de urgência para remoção da tiroide e de alguns nódulos, sendo posteriormente sujeita a radioterapia. Utilizou o Facebook para falar do problema.

A finalista do American Idol apresentou alguns problemas respiratórios, durante a 14.ª edição do programa de caça de talentos, no ano passado.

Esses sintomas levaram-na a procurar ajuda de um médico. Realizou diversos exames e os resultados (devastadores) chegaram em abril, numa altura em que Jax esgotava concertos.

Os médicos tinham detetado 18 tumores, sendo que 12 eram cancerígenos. Só havia uma decisão a tomar: realizar uma operação de remoção da tiroide.

“Quando temos 20 anos de idade, achamos que temos o direito de ter uma mentalidade de Super Homem. Como se fôssemos indestrutíveis… E às vezes só precisamos de Deus, que nos diz que é o momento de fazer uma pausa para entendermos que não somos indestrutíveis”, escreve Jax, no seu perfil no Facebook.

Depois de ter feito exames, Jax recebeu um telefonema do hospital, dias depois, com o diagnóstico cruel: 18 tumores tinham sido detetados, sendo que 12 eram cancerígenos. A tiroide teria de ser removida.

Jax saltou do palco para uma maca e foi submetida a uma intervenção cirúrgica, que decorreu de acordo com o esperado. Seguiram-se os tratamentos de radioterapia em Nova Iorque, que também estão dentro dos planos.

Jax_American_Idol_900

A jovem cantora já superou a pior fase – como se compreende, a pior fase ocorre quando se recebe o diagnóstico. Também uma fase difícil é a operação e está superada. O espírito é positivo: Jax planeia correr a célebre maratona de Nova Iorque, já em novembro.

“O cancro é um problema sempre complicado, mas os médicos estão muito otimistas sobre uma recuperação completa. Eu tive muita sorte de poder contar com uma equipa médica impressionante. E fiquei ainda mais sorte porque muitos deles viram a tinha temporada do American Idol”, realça ainda a cantora, a falar sério e a brincar.

E este é o quadro de Jax: tem de misturar momentos divertidos com a realidade. Sempre com Deus no seu pensamento: “Graças a Deus, tenho pessoas em meu redor que estiveram sempre comigo para me ajudar”.

Em destaque

Subir