Nas Notícias

Jorge Palma reedita ‘Bairro do Amor’, 25 anos depois de lançar o álbum

jorge palma 400 A 13 de outubro é reeditado o álbum ‘Bairro do Amor’, de Jorge Palma, trabalho que marcou o final da década de 80. “Gostava que este disco chegasse ao século XXI”, confessava Jorge Palma, em 1989, em entrevista ao jornal A Capital. E em 2014 a Universal Music reconhece a importância deste álbum com esta reedição.

No ano em que se completam 25 anos sobre a sua edição, o Misty Fest lançou o convite a Jorge Palma – trazer para o palco do Centro Cultural de Belém este disco em especial.

Passadas mais de duas décadas, Jorge Palma apresenta o Bairro do Amor de 1989, a 6 de novembro de 2014, no Centro Cultural de Belém.

É uma viagem ao passado do compositor, que recorda as origens do álbum; “Nesse dia de 1989 estava cheio de energia positiva e determinado a arranjar quem me financiasse a gravação e edição do álbum que já tinha elaborado e que viria a chamar-se Bairro do Amor, nome duma música que havia composto e gravado 12 anos atrás e que viria a regravar neste próximo”.

“A editora que me havia lançado os três álbuns anteriores não se mostrou interessada na maquete que lhes tinha mostrado e que continha uma boa parte destes novos temas. Assim, tive de negociar um acordo de gravação entre mim, a Polygram e os meus amigos Guilherme Inês e José da Ponte que, nessa altura, geriam o estúdio de gravação ‘Namouche’. Depois de fazer várias vezes o percurso entre a editora e o estúdio com alguns telefonemas pelo meio, lá cheguei a casa todo contente com o contrato na mão.

Ninguém ficou a perder, pelo contrário, público e crítica receberam bem esse leque de canções que, ainda hoje, executo em palco praticamente por inteiro. Com imenso gozo, pois claro”.

Esta é descrição na primeira pessoa, de um dia que viria a ser marcante para a música portuguesa.

O ‘Bairro do Amor’, que agora completa um quarto de século sobre a sua primeira edição, é reeditado agora pela Universal Music Portugal (então Polygram) com um artwork renovado e três temas extra.

E 24 páginas de excertos de jornais e revistas da época, bem como fotografias icónicas de um dos maiores nomes da música portuguesa, completam o grafismo do álbum que tem marcado gerações.

O ‘Bairro do Amor’ contém no seu alinhamento temas como: ‘Frágil’, ‘Dá-me Lume’, ‘Só’, ‘Minha Senhora da Solidão’ e muitos outros que ainda hoje povoam o imaginário coletivo e fazem dele um dos álbuns basilares do século XX na música portuguesa.

A estes temas juntam-se ‘Só’, ‘Frágil’ e ‘Bairro do Amor’ em versões mais cruas, apenas com a voz única de Jorge Palma e a sua mestria ao piano.

https://www.youtube.com/watch?v=mwDhWCY9qnk

Em destaque

Subir