Fórmula 1

Fórmula 1: Jenson Button começa época a vencer na Austrália

f1_jenson_buttonJenson Button pode ter sido batido na qualificação pelo seu companheiro de equipa, mas uma melhor partida permitiu-lhe a vantagem necessária para vencer o Grande Prémio da Austrália e começar a nova temporada com o pé direito.

 

Apesar de surpreendido na largada, Lewis Hamilton procurou seguir Button de perto e pelo menos dar à McLaren uma dobradinha. O que pareceu bastante provável até à entrada do Safety Car no último terço da corrida, que acabou por favorecer Sebastian Vettel e permitir-lhe chegar ao segundo posto em que viria a terminar.

O campeão do Mundo até sentiu dificuldades no começo da corrida, pois os dois Mercedes arrancaram bem e Michael Schumacher ofereceu uma grande resistência a Vettel até ter problemas na caixa de velocidades que obrigaram Schumi a claudicar.

f1_vettel3Mark Webber, no outro Red Bull, ainda teve um início de prova mais complicado, suplantado não apenas pelos dois Mercedes, mas também pelo Ferrari de Fernando Alonso e pelo Williams de Pastor Maldonado.

Contudo, e à imagem do seu companheiro de equipa, o australiano seria ajudado pelo Safety Car, que entrou em pista devido à má colocação do Caterham de Vitaly Petrov. Webber ainda tentou roubar o terceiro posto a Hamilton perto do final, mas o mais que conseguiu foi aproximar-se do inglês.

Nas últimas voltas Alonso teve de se empenhar bastante para defender o quinto lugar dos ataques de Maldonado, mas um erro do venezuelano levou-o a embater no muro na última acabando com a prova sensacional que estava a fazer e privou a Williams de um excelente resultado.

f1_alonso3Williams que não viria nenhum dos seus carros cortar a meta, já que também perto do final Bruno Senna se desentendeu com Felipe Massa e os dois brasileiros acabaram por colidir e terminar a sua corrida nas boxes.

Também a Mercedes não veria nenhum carro chegar ao fim, pois bem perto do final também Nico Rosberg foi forçado a abandonar, permitindo a Kamui Koboyashi levar o melhor dos Sauber à sexta posição, num bom resultado de conjunto da equipa suíça, já que Sergio Perez foi oitavo.

O sétimo lugar do regressado Kimi Raikkonen foi um magro pémio de consolação para a Lotus Renault, que bem cedo ficou sem o concurso de Romain Grosjean, que arrancou de terceiro mas que acabou por se despistar, já depois de ter sido surpreendido por Schumacher e Vettel.

f1_hamilton2Foi mesmo sobre a meta que se decidiram as últimas posições pontuáveis para o Toro Rosso de Daniel Ricciardo e para o Force India de Paul di Resta. 

Classificação final

1.º Jenson Button (McLaren-Mercedes) 1h34m09,565s

2.º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) a 2,1s

3.º Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) a 4s

4.º Mark Webber (Red Bull-Renault) a 4,5s

5.º Fernando Alonso (Ferrari) a 21.5s

6.º Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) a 36.7s

7.º Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) a 38s

8.º Sergio Perez (Sauber-Ferrari) a 39.4s

9.º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) a 39.5s

10.º Paul Di Resta (Force India-Mercedes) a 39.7s

11.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) a 39,8s

12.º Nico Rosberg (Mercedes) a 57.6s

13.º Pastor Maldonado (Williams-Renault) a 1 voltas

14.º Timo Glock (Marussia-Cosworth) a 1 voltas

15.º Charles.Pic (Marussia-Cosworth) a 2 voltas

16.º Bruno Senna (Williams-Renault) a 4 voltas

f1_jenson_button2

Campeonato do Mundo

1.º Button 25 pontos
2.º Vettel 18
3.º Hamilton 15
4.º Webber 12
5.º Alonso 10
6.º Kobayashi 8
7.º Raikkonen 6
8.º Perez 4
9.º Ricciardo 2
10.º Di Resta 1

Em destaque

Subir