Cultura

Jazz no feminino com Melody Gardot nos palcos do edpcooljazz

Melody Gardot Melody Gardot vai encher os jardins do Marquês de Pombal com o seu singular Jazz, inspirado não só em consagrados artistas como Miles Davis, Duke Ellington, George Gershwin ou Stan Getz como em Lisboa, onde a artista viveu vários meses.

Melody Gardot, uma das mais consagradas artistas do Jazz contemporâneo e dona de uma voz cristalina inconfundível, é mais um grande nome que marca presença nesta 12.ª edição do edpcooljazz.

Melody Gardot sobe ao palco nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, na noite de 29 de julho e deverá trazer os temas do seu novo trabalho, a ser lançado ainda este semestre, mas também alguns dos temas dos seus álbuns anteriores.

Conhecida como a ‘artista acidental’, por se ter dedicado à música como forma de terapia, depois de um grave acidente que lhe deixou diversas sequelas, Melody Gardot é uma cantora e compositora de jazz influenciada pelos blues e jazz de Janis Joplin, Miles Davis, Duke Ellington e George Gershwin, entre outros.

Mas a música de Melody Gardot distingue-se pela especial ligeireza e suavidade impregnadas nas suas composições, consequência da elevada sensibilidade com que o seu corpo reagiu durante a recuperação, e que marca o tom dos seus espetáculos.

Melody Gardot junta-se assim a um rol de grandes vozes femininas do jazz com que o edpcooljazz nos tem presenteado a cada edição.

A artista que ama Lisboa

A cantora norte-americana, nascida em Nova Jérsia em 1985, é uma apaixonada por Lisboa.

Neste regresso aos palcos portugueses, Melody Gardot traz vários temas do seu reportório, entre eles alguns do álbum ‘The Absence’, editado em 2012, e que inclui as canções ‘Lisboa’ e ‘Amália’, que nada tem que ver com Amália Rodrigues, mas com um pássaro de asas partidas que um dia pousou ao pé de Melody, em Lisboa.

Melody descreve ‘The Absence’ como um álbum fortemente influenciado pelas suas experiências nos desertos de Marrocos, nos bares de tango de Buenos Aires, nas praias do Brasil e nas ruas de Lisboa.

Além destas, espera-se que dê a conhecer em primeira mão ao público do edpcooljazz o seu novo trabalho, cujo lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano.

Sobre o edpcooljazz

O edpcooljazz é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de julho, juntando natureza, património e a música. Foi lançado pela primeira vez em 2004 com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente ‘cool’, que lhe dá o nome.

Os Jardins do Marquês de Pombal e o Parque dos Poetas, em Oeiras, são os palcos escolhidos para os concertos do edpcooljazz.

Estes espaços verdes, representativos da arte do paisagismo em Portugal, são decorados por bustos e estátuas de mármore, muretes e escadarias revistas pelo mesmo material. Uma jóia do concelho de Oeiras integrada no centro histórico da vila.

Ao longo destes 12 anos, o edpcooljazz já produziu mais de 120 concertos, juntando mais 275 mil pessoas que num ambiente intimista, perto dos palcos, e sem o aglomerado das grandes multidões, pôde assistir a espetáculos individuais numa junção única entre música cool, história, património e natureza, o verdadeiro conceito do edpcooljazz, Cool Energy.

Em destaque

Subir