Nas Notícias

Jardim pede ajuda a Passos para resolver situação grave da Madeira

Presidente do Governo Regional admite que a situação da Madeira é grave e insustentável. Alberto João Jardim confessa que já não é possível resolvê-la com ‘consertos’ ou soluções contabilísticas.

O líder madeirense enviou uma carta a Passos Coelho em que solicitava um programa de ajustamento financeiro para a região.

Através de seis parágrafos, o presidente da região autónoma notou a “situação económica e financeira grave que a impede de continuar a refinanciar a sua dívida em condições sustentáveis”.

Uma das dificuldades centrais no financiamento da administração e do ramo empresarial são as limitações acentuadas do crédito.

Segundo Jardim, para diminuir riscos e permitir evitar a suspensão inesperada do financiamento, é necessária uma resposta “célere e decidida”.

Desta forma, o governante expressa um “pedido formal para a realização de uma avaliação técnica da situação”, que “servirá de base para a execução, pelas autoridades regionais, de um programa de ajustamento económico e financeiro da Região Autónoma da Madeira a acordar formalmente com a República”.

No entanto, o líder madeirense não fez qualquer menção aos 500 milhões de euros de descuidos nas contas públicas da região.

Em destaque

Subir