A parte oriental do Japão tremeu de madrugada. Um sismo de magnitude 5,7 foi sentido a 25 quilómetros da cidade de Toba, mas não há registo de que tenha provocado vítimas. Foi o segundo tremor de terra em duas semanas.
A terra abanou na madrugada de hoje no Japão. Pelas 4h10 (19h20 de ontem em Portugal continental), um sismo de magnitude 5,7 foi sentido na parte oriental do país. Em Toba, uma cidade a 25 quilómetros da costa, e Ise, a 37 quilómetros, também foram sentidos os efeitos do terramoto.
Não há registo de qualquer vítima associada ao tremor de terra, cujo hipocentro foi a 332 quilómetros de profundidade, de acordo com o serviço geológico dos EUA.
Foi o segundo sismo sentido no Japão em menos de duas semanas. O país encontra-se no “anel de fogo”, um conjunto de falhas sísmicas no oceano Pacífico com frequente atividade sísmica e vulcânica. Ainda na memória dos japoneses está o sismo e consequente tsunami de março de 2011, classificado como o pior desastre no país desde a II Guerra Mundial, com mais de 18 mil vítimas mortais.
Esse tsunami foi também responsável pelos danos nos sistemas de arrefecimento da central nuclear de Fukushima, dando início à fusão dos reatores e ao acidente nuclear que obrigou à evacuação de dezenas de milhares de pessoas.