Mundo

Jantjie, o falso intérprete de língua gestual, é internado num hospital psiquiátrico sul-africano

thamsanqa jantjiejantjie 600O homem que se apresentou como intérprete no funeral de Mandela, Thamsanga Jantjie, foi internado num hospital psiquiátrico perto de Joanesburgo, adianta a imprensa sul-africana. Jantjie, recorde-se, justificou que sofrera um episódio esquizofrénico, durante o seu desempenho estranho de língua gestual. Já foi acusado de fraude e, segundo a mulher, depois de o intérprete entrar no hospital, os médicos decidiram um “tratamento imediato”.

Thamsanga Jantjie, o intérprete que é acusado de fraude e que esteve presente no funeral de Nelson Mandela – bem como em comícios do ANC –, foi internado num hospital psiquiátrico perto de Joanesburgo.

O intérprete de língua gestual traduziu os discursos de diversas personalidades, entre as quais o presidente norte-americano e os filhos de Nelson Mandela, durante o funeral de Madiba, na passada semana.

Depois de se justificar com episódios de esquizofrenia, e acusado de fraude, Jantjie foi transportado ao hospital. A mulher do intérprete revelou que, assim que deu entrada naquela unidade, foi decidido pelos médicos um internamento imediato.

Recorde-se que o episódio foi suscitado pelas críticas da Federação Africana de Surdos, que denunciou o homem, que surgia ao lado de quem discursava, no funeral de Mandela – Barack Obama, entre outros – e faz gestos que se subentendem ser de língua gestual. “O homem estava a fazer os gestos que pretendia e não a traduzir qualquer discurso”, garante aquela federação.

Entretanto, surgiram perguntas. Quem é o homem? Com que objetivo fez de falso intérprete num funeral de uma personalidade como Nelson Mandela? Em declarações à agência Reuters, Delphin Hlungwane, intérprete de língua gestual africano, revela que “ninguém sabe quem é nem sequer o seu paradeiro”.

Mas um dia depois o próprio falso intérprete ‘apresentou-se’ e justificou-se. Em declarações ao jornal sul-africano The Star, Thamsanqa Jantjie revela que sofreu um episódio esquizofrénico, no momento em que estava no palco onde os presentes discursavam, numa homenagem a Mandela.

“Não havia nada que eu pudesse fazer. Eu estava sozinho em uma situação muito perigosa. Tentei controlar-me não mostrar ao mundo o que estava a acontecer. Peço desculpa”, afirmou Thamsanqa Jantjie, o falso intérprete.

O homem garantiu que é intérprete de língua gestual e diz que é funcionário de uma empresa que presta este tipo de sérvios. Durante o funeral de Mandela, Jantjie terá recebido “70 euros”, segundo garante.

Em declarações à agência Reuters, Delphin Hlungwane, intérprete de língua gestual africano, conta que não há nada de língua gestual, no ato do intérprete. “Ele não fez nada, não se viu nem sequer um gesto. Limitava-se apenas a abanar os braços. Parecia que estava a espantar moscas da cara e da cabeça”, afirmou a diretora do centro de língua gestual da Cidade do Cabo, Cara Loening, que fala em ultraje.

O vídeo foi parar às redes sociais e gerou na comunidade mundial um misto de incredulidade e revolta, que deu origem a uma novela. O episódio mais recente é o internamento do intérprete que se julga falso, ainda que tenha sido contratado para outras ocasiões. Veja as imagens:

Em destaque

Subir