Mundo

Itália em choque com morte de criança por malária

Uma criança de 4 anos morreu de malária em Itália, um país onde não existe a espécie de mosquito que transmite a doença. O caso chocou a sociedade e tem deixado os médicos doentes: não sabem explicar como ocorreu este caso de paludismo.

A menina foi diagnosticada no sábado, ficando internada nos cuidados intensivos do Hospital Santa Clara de Trento. “É um mistério. Não deveria ter sido possível contrair o paludismo”, explicou Claudio Paternoster, chefe do departamento de doenças infeciosas, em declarações à AFP.

“Apenas certos tipos de mosquitos podem transmitir esta doença e não existem em Itália”, explicou Claudio Paternoster, sem capacidade de explicar como este caso ocorreu.

E é aqui que reside o grande choque na sociedade italiana. A malária era comum no país, mas foi erradicada em 1962.

A criança que morreu não saiu da região de Veneza, pelo que a única hipótese é também a mais assustadora: uma evolução do mosquito, uma ameaça da possível reintrodução do paludismo na Europa ‘civilizada’.

“O verão tem sido particularmente quente e, com as mudanças climáticas, não podemos excluir totalmente a hipóteses de uma adaptação de certa espécies de mosquitos ou a reintrodução de outros”, admitiu Claudio Paternoster.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, quase 90 por cento dos casos de malária são registados em África.

Em destaque

Subir