Nas Notícias

ISCAP avança com projeto europeu para travar abandono escolar

escola1escola primaria 600Para combater o abandono escolar, que em Portugal atingiu uma taxa de 20,8 por cento, em 2012, o ISCAP aposta num projeto que transportará para solo luso as boas práticas de outros países.

Contribuir para travar o abandono escolar, que em Portugal se situou nos 20,8 por cento em 2012, e aumentar os índices de sucesso académico são os objetivos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, ISCAP, ao integrar um projeto europeu coordenado pelo Bury College, de Manchester no Reino Unido.

O objetivo é identificar um conjunto de boas práticas contra o abandono escolar com provas dadas nos países parceiros e transferir para Portugal aquelas que podem ser adaptadas à nossa realidade e contexto.

Foram já identificadas uma série de razões que levam os alunos a abandonarem o ensino, seja ele universitário ou de outro nível. Essas razões prendem-se, essencialmente, com incompatibilidade horária, no caso dos trabalhadores-estudantes, desinteresse pelo curso, problemas económicos por parte das famílias ou inadaptabilidade ao ensino. De salientar que em Portugal apenas 27,2 por cento dos jovens entre os 30 e os 34 anos tem formação superior.

Para contribuir para diminuir o número de alunos que abandonam o ensino, o ISCAP juntou-se a mais quatro instituições europeias, a saber o Bury College (coordenador do projeto), o IPA, Research Development, Engineering and Manufacturing for Automation Equipment and Systems, em Bucareste, Roménia, o ERIFO em Roma, Itália, e o NMG TVS em Aydin, Turquia.

A primeira fase do projeto consiste no levantamento dos números de abandono escolar nos países envolvidos ao que se seguirá a identificação das boas práticas existentes. De seguida, cada país, tendo em conta a sua situação e características, irá identificar as boas práticas que pode transferir e implementar a nível nacional. Os resultados deste projeto incluem o desenvolvimento de um manual de boas práticas, que será traduzido em cinco línguas.

Em destaque

Subir