Nas Notícias

IPO-Porto distinguido por boas práticas sociais, ambientais e de gestão

ipo porto 1O IPO-Porto foi o grande vencedor setorial nos serviços de saúde do “Prémio Desenvolvimento Sustentável” 2013, atribuído pela Heidrick & Struggles e pelo Diário Económico, graças às boas práticas de sustentabilidade implementadas.

Para o IPO-Porto, promover um conjunto de políticas com vista a garantir a qualidade dos cuidados prestados, eficiência económica, financeira, social e ambiental são os objetivos essenciais estabelecidos no desenvolvimento da sua atividade assistencial. Com esta distinção, o Instituto vê, assim, premiado, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Conselho de Administração, em colaboração direta com todos os setores da organização.

Desde há alguns anos que o IPO-Porto tem vindo a desenvolver um percurso que envolve iniciativas que visam alcançar reais índices de sustentabilidade. Entre elas destacam-se, na área da gestão, a implementação de um Código de Ética, um Plano de Corrupção e Infrações Conexas, um Manual de Procedimentos de Gestão de Risco e Saúde Ocupacionais, um Departamento de Governação Clínica, um Gabinete de Qualidade, inquéritos de satisfação ao doente, um Plano de Marketing e um Plano de Comunicação.

No setor ambiental, o IPO-Porto implementou o processo clínico eletrónico e o sistema PACS, que permite reduzir o consumo de papel e facilitar a troca de informação clínica entre instituições. No novo edifício da Radioterapia foi possível privilegiar a luz natural que permite, em várias áreas de trabalho, reduzir o recurso a luz artificial.

Já na área social, a Escola Portuguesa de Oncologia do Porto é um dos grandes projetos do Instituto, a par dos estágios de formação e das iniciativas para a comunidade, como rastreios e sessões de esclarecimento. Os procedimentos de reclamações e a promoção dos recursos humanos, são outras estratégias que colocam o IPO-porto na vanguarda do crescimento sustentável e que levaram à atribuição do prémio.

Esta é a 5.ª edição do “Prémio Desenvolvimento Sustentável” que, para além de reconhecer os melhores casos de sustentabilidade empresarial, visa ainda efetuar um estudo da evolução das diversas práticas em Portugal e no seu tecido empresarial. Esta análise considera o desenvolvimento sustentável como um investimento a longo prazo com vista à criação de valor para os acionistas, através da identificação e exploração de oportunidades e da gestão de riscos resultantes dos fatores económicos, sociais e ambientais. Desta forma, a Heidrick & Struggles e o Diário Económico pretendem contribuir para a discussão e implementação de práticas de sustentabilidade em Portugal.

Em destaque

Subir