O estado do tempo agrava-se nesta sexta-feira, sendo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lança um aviso amarelo, devido ao vento forte, por vezes com rajadas, nas zonas do litoral. Sete ilhas dos Açores estão sob o mesmo nível de aviso devido às chuvas. As nuvens escondem o sol e trazem chuva, também em Portugal Continental.
O sol dos últimos dias vai esconder-se no cinzento dos céus, com chuva durante a tarde e com ventos fortes nas regiões do litoral, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a elevar o nível de alerta.
Os distritos do litoral – Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo – terão aquele nível de alerta devido ao vento. Já as ilhas açorianas da Graciosa, Faia, Pico, Santa Maria, São Jorge, São Miguel e Terceira apresentam aviso amarelo devido às chuvas.
O aviso amarelo mantém-se pelo menos até ao final de sábado, sendo que poderá ser mantido no domingo. As rajadas de vento devem atingir os 70 quilómetros por hora.
O IPMA prevê ainda uma queda de temperatura de forma acentuada, a partir de amanhã. As máximas podem cair até 12 graus, devido a uma massa de ar frio que poderá provocar queda de neve nas terras mais altas.