Nas Notícias

IPAM lança segunda edição da Pós-Graduação em Marketing e Empreendedorismo

ipam 1Depois do sucesso da primeira edição, de onde surgiram projetos muito interessantes, com potencial de investimento para serem implementados, o Instituto Português de Administração e Marketing aposta numa segunda edição da Pós-Graduação em Marketing e Empreendedorismo, no Porto.

Para os coordenadores, Paulo Morais e Marco Lamas, esta aposta é inevitável visto que a primeira edição ajudou os alunos a adquirirem novas competências para enfrentar o mercado de trabalho e, no final, surgiram projetos com muito potencial para serem implementados já com financiamento, que acabarão por gerar emprego.

Paulo Morais confessa que “costumava dizer ao Marco, em tom de brincadeira, que se criássemos apenas um posto de trabalho já era uma vitória todavia; parece-me que nesta primeira edição criámos mais do que isso. Temos pessoas aptas para o mercado, orientadas para os resultados e com muita energia positiva para injetar no nosso tecido empresarial”.

Paulo Morais reforça estes resultados dizendo que “Tentamos ao máximo acompanhar o projeto dos alunos do primeiro dia ao último, preparando-os desde a pesquisa do mercado até à venda do seu projeto a potenciais investidores. É um caminho longo, mas a primeira edição mostrou-nos que é possível fazer a diferença. Nesta Pós-Graduação queremos criar verdadeiras propostas de valor e, reconhecendo os desafios da conjuntura atual, só nos resta acreditar que o investimento se pode transformar em algo simbólico para dar o passo para algo diferente e inovador”.

Marco Lamas relata o caso de uma aluna que está em processo de análise e desenvolvimento do seu projeto para que este possa vir a ter um financiamento na ordem dos 300 mil euros. Para Marco Lamas, “isto só foi possível porque a aluna se empenhou ao máximo e percebeu que a Pós-Graduação e as aulas constituem o ponto de partida; é preciso agarrar as oportunidades que são criadas e fazer alguma coisa com elas. Caso contrário, fica tudo na mesma”. Marco Lamas reforça ainda que “este é apenas um caso; há outros. Quase todos os alunos criaram projetos, contemplando todos os requisitos para serem financiados e implementados”.

Quando questionados sobre a exigência da Pós-Graduação, os coordenadores não escondem que se trata de algo diferente: “Procuramos ao máximo representar o Mercado de trabalho e, este mercado de trabalho é complexo, exigente e turbulento. Não facilitamos e gostamos de ver os nossos alunos pressionados e a superarem os seus limites. Esta não é uma Pós-Graduação para ‘passear’; é uma Pós-Graduação para aprender e, mais do que isso, para trabalhar”, refere Paulo Morais.

O seu colega vai mais longe partilhando que “os alunos da primeira edição tiveram alturas duras e acredito que nem eles achavam que era possível trabalhar tanto em tão pouco tempo. Foram notáveis; excederam-se.”, afirma Marco Lamas.

Um dos fatores diferenciadores desta formação está na sua metodologia eminentemente prática. Os alunos desde a primeira aula que são incentivados a pensar num projeto para ser construído, passo a passo, durante a vigência da Pós-Graduação. Disciplinas complementares como Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Criatividade e Inovação, Finanças, Marketing, Marketing Digital, Gestão Comercial e Vendas, Gestão da Marca, Comunicação Integrada, Gestão de Pessoas, Direito Empresarial, fazem desta formação uma das grandes referências nesta área.

“Desengane-se quem acha que esta Pós-Graduação é apenas para desempregados ou para quem procura criar uma nova empresa. Atualmente, as empresas em Portugal precisam de empreendedorismo e de empreendedores e esta Pós-Graduação é uma excelente alternativa para a criação de projetos Internos que promovam a inovação e a diferenciação num mercado cada vez mais competitivo”, conclui Marco Lamas.

A segunda edição da Pós-Graduação vai ter início no dia 8 de novembro, no IPAM – Porto.

Toda a informação disponível aqui.

Em destaque

Subir