Nas Notícias

Inverno antes do tempo: Proteção Civil alerta para inundações e queda de árvores

chuva O vai agravar-se durante hoje e até quinta-feira. Com os distritos de Braga e Viana do Castelo em alerta laranja, a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população, com destaque para quem vive nas regiões norte e centro.

Desde hoje e até quinta-feira, o tempo vai agravar-se. Será um inverno antes do tempo, em especial nas regiões norte e centro, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A previsão de chuva e ventos fortes, feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), levou a ANPC a emitir um aviso à população que se estende até ao final do dia de quinta-feira.

Os períodos de chuva ou aguaceiros vão surgir com intensidade nas regiões do Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao resto do território a norte do sistema Montejunto-Estrela.

Quanto ao vento, que deverá soprar de sul, poderá ter rajadas na ordem dos 80 quilómetros por hora, isto nas regiões norte e centro.

O IPMA colocou mesmo os distritos de Braga e Viana do Castelo em alerta laranja, o terceiro mais grave numa escala de quatro, correspondendo a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Os restantes distritos encontram-se em aviso amarelo.

Quer a chuva, quer o vento (e a combinação de ambos) poderão levar à ocorrência de inundações, queda de árvores e formação de lençóis de água nas estradas, avisou a ANPC.

No alerta à população, a ANPC recomenda a limpeza dos sistemas de escoamento de águas, uma condução mais atenta e uma adequada fixação de estruturas soltas.

Em destaque

Subir