Nas Notícias

Vídeo: Papagaio falava inglês e regressa a casa a ‘hablar’ espanhol, quatro anos depois

papagaio branco 400 Nigel, um papagaio que falava inglês, esteve quatro anos desaparecido. Voltou a casa, em Torrence, na Califórnia, quando o dono não acreditava que o pássaro pudesse estar vivo. Mas a maior surpresa foi a diferença de língua: regressou a falar espanhol. “¿Qué pasa? Soy de Panama!”, dizia o papagaio.

Darren Chick não quis acreditar, quando viu de novo o seu papagaio, desaparecido em 2010. Julgou que nunca mais recuperaria o seu animal de estimação, mas foi surpreendido.

Porém, a surpresa maior deu-se quando o papagaio começou a falar: o “hello” foi substituído por “hola” – o inglês que o pássaro aprendera e que sempre usara deu lugar ao espanhol.

Nigel, o papagaio cinza africano, tinha fugido de casa de Darren Chick.

Até que a dona de uma loja, Julissa Sperling, o encontrou e decidiu oferecê-lo a Teresa Micco, uma veterinária que tinha perdido um pássaro da mesma espécie.

No entanto, depressa a veterinária percebeu que aquele não era o papagaio que perdera. E iniciou uma busca do verdadeiro dono, encontrando Darren Chick. Graças a um chip colocado no pássaro, o reencontro foi possível.

E mal o papagaio cumprimentou Chick deu-se a estranheza. “¿Qué pasa? Soy de Panama!”, ‘dizia’ o pássaro, num perfeito espanhol.

“Eu percebi logo que era o meu Nigel, apesar da diferença de língua. É estranho, mas o que importa é que ele regressou e está muito bem”, afirmou o dono, que recebeu uma tremenda bicada no momento em que pegou no seu velho amigo.

Afinal de contas, a bicada não surpreende. Quatro anos de distância para com o papagaio é muito tempo. O suficiente para aprender uma nova língua, pelo menos.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir