Tecnologia

Internet: Cientistas britânicos conseguiram transferir dados a 10TB/s

fibra optica 1Equipa de investigação da Universidade de Southampton utilizou um fabrico diferente de cabos de fibra ótica para chegar muito perto da velocidade da luz. A notícia deixa antever um futuro prometedor, mas para já ainda não é possível colocar esta tecnologia no mercado.

Numa altura em que em Portugal se utilizam em média velocidades de Internet na ordem dos 8 ou 10MB por segundo, há já quem consiga multiplicar isso muitas vezes.

Investigadores da Universidade de Southampton conseguiram recentemente atingir velocidades de transferência de dados a 10 terabytes por segundo.

Vamos às contas. Conforme referido, em Portugal utiliza-se em média 10 megabytes por segundo.

Para conseguir perceber o feito desta equipa inglesa, é só multiplicar a velocidade da Internet nacional por mil.

Fabrico
O grande segredo desta tecnologia está no fabrico dos cabos de fibra ótica. Segundo a revista Nature, onde foi publicado o artigo, os mesmos são fabricados de forma oca na parte interna, ou seja, em vez de os dados serem transferidos por componentes plásticos ou de vidro, ‘correm’ através do ar.

A notícia anima os utilizadores Web, mas calma, vão ser precisos ainda alguns anos, visto que a equipa da Universidade de Southampton utilizou componentes especiais para os testes, componentes esses que ainda não estão disponíveis no mercado global.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir