Nas Notícias

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra forma quadros em São Tomé e Príncipe

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai formar 10 professores e 600 crianças de São Tomé e Príncipe na área da informática, no âmbito de um projeto financiado pela petrolífera BP, foi hoje anunciado.

O programa de competências na área informática do ISEC, em parceria com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), conquistou o primeiro lugar num concurso promovido pela companhia petrolífera British Petroleum (BP) na antiga colónia portuguesa, em que participaram 100 projetos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da instituição de ensino de Coimbra, Mário Velindro, salientou que, “no mínimo, vão ser formados 10 engenheiros são-tomenses, embora o número possa chegar aos 15 ou 20, o que em Portugal pode não parecer nada, mas em São Tomé é muito”.

Além da formação de quadros superiores, o projeto prevê também uma interação “com os mais novos para os sensibilizar para as novas tecnologias, uma vez que 40 por cento da população daquele país tem menos de 18 anos”.

Segundo Mário Velindro, os 300 mil dólares de prémio vão ser utilizados na compra de equipamentos de informática a instalar em escolas de São Tomé.

“Vamos equipar totalmente quatro salas de aula com tudo o que de mais moderno existe na digitalização informática e vamos usar vários tipos de software que vamos adquirir em Portugal”, adiantou.

O projeto tem início em 2020, com duração de um ano. Depois de uma primeira fase desenvolvida na capital São Tomé, “a ideia é levar o projeto para todas as províncias de São Tomé e Príncipe”, perspetiva Mário Velindro.

“Para o ISEC é um orgulho ficar em primeiro lugar no concurso, em que participaram uma centena de projetos, e mostrarmos que estamos a fazer coisas positivas e que nos destacamos”, sublinhou.

Além deste projeto, o ISEC tem em curso um programa de formação avançada de professores da USTP nas áreas das engenharias civil, eletrónica, mecânica e informática, com a realização de ações de formação, em Coimbra e em São Tomé, específicas para profissionais da indústria do petróleo.

Para 2021, prevê-se o início de atividades de prospeção petrolífera nas águas territoriais de São Tomé, “pelo que haverá oportunidades de trabalho para alguma mão-de-obra local”, de acordo com um comunicado enviado à agência Lusa.

Em destaque

Subir