Economia

Inflação homóloga sobe 0,4 por cento em dezembro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,4 por cento em dezembro, superior em 0,1 pontos percentuais à registada em novembro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

Segundo o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,4 por cento em dezembro, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à registada no mês anterior.

Quanto à taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido nula, depois de em novembro esta taxa ter sido de -3,2 por cento.

A variação mensal do IPC terá sido -0,1 por cento (em novembro, o valor apurado foi -0,1 por cento e em dezembro de 2018 tinha sido -0,2 por cento), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,3 por cento, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês precedente.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português terá registado uma variação homóloga de 0,4 por cento (0,2 por cento em novembro).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de dezembro serão publicados pelo INE em 13 de janeiro.

Em destaque

Subir