Economia

Inflação homóloga acelera para 1,6 por cento em julho

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,6 por cento em julho face ao mesmo mês de 2017, contra uma variação de 1,5 por cento em junho, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

Em relação à variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) o INE refere que esta é de 1,0 por cento em julho, o mesmo valor observado em junho.

O INE também anunciou que o índice relativo aos produtos energéticos terá acelerado, estimando-se uma taxa de variação homóloga de 7,8 por cento em julho.

A variação mensal estimada do IPC é -0,6 por cento em julho, depois de em junho, o valor apurado ter sido de 0,1 por cento e em julho de 2017 -0,7 por cento, e a variação média dos últimos doze meses foi de 1,1 por cento, o mesmo valor registado no mês precedente.

Em relação ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, a estimativa do INE aponta para uma variação homóloga de 2,2 por cento, contra um valor observado em junho, de 2,0 por cento.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho serão publicados no próximo dia 10 de agosto.

Em destaque

Subir