Nas Notícias

Infarmed promete combater quebra de medicamentos nas farmácias e proteger doentes em Portugal

medicamentoEurico Castro Alves, presidente do Infarmed, admitiu a falta de medicamentos nas farmácias. Em declarações citadas pela TSF, Castro Alves garantiu que autoridade do medicamento vai reforçar a vigilância na indústria farmacêutica e controlar a exportação de fármacos, para que esteja salvaguardado o “abastecimento aos doentes em Portugal”.

O Infarmed está atento ao fenómeno de quebra de medicamentos nas diversas farmácias e vai tomar medidas para evitar essas falhas, que resultam da exportação paralela de fármacos.

“Mensalmente, informaremos os distribuidores e operadores do setor, que terão de pedir autorização para exportar medicamentos. Essa informação será dada quando estiver garantido o abastecimento aos doentes em Portugal”, explicou Eurico Castro Alves em declarações reproduzidas pela TSF.

Outra medida que a autoridade do medicamento vai tomar prende-se com um aumento da vigilância, “para o Infarmed ser notificado dos fármacos que são entregues no circuito do medicamento, da indústria ao distribuidor, do distribuidor à farmácia”

O Infarmed promete ainda uma vigilância apertada no terreno e informa de que já aplicou multas a distribuidores e farmácias. “Foi instaurada uma série de processos de contra-ordenações e aplicadas centenas de multas”, adianta Eurico Castro Alves.

Recorde-se que um estudo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) denunciou que há utentes que não estão a conseguir aviar todos os medicamentos nas farmácias.

Em destaque

Subir