Mundo

“Indignação” da Google e da Yahoo: Espionagem da NSA revolta gigantes da Internet

google data center san francisco 1googleDepois de conhecida a espionagem da NSA nos servidores da Google e da Yahoo, surge a reação dos gigantes da Internet: “Estamos indignados”, afirma o responsável jurídico da Google, David Drummond. Também a Yahoo prometeu tomar medidas para controlar os seus dados.

De acordo com o El Mundo, a Agência Nacional de Segurança (NSA) entrou nos servidores da Google e também da Yahoo, tendo acesso a milhões de contas de utilizadores de todo o mundo.

Aquele jornal espanhol tem publicado diversos documentos que comprovam a espionagem da NSA, denunciadas através do ex-analista Edward Snowden.

A NSA procede ao envio diário de milhões de registos da Google e da Yahoo para a sede da agência, localizada nas imediações de Washington, segundo o El Mundo.

A notícia provocou revolta por parte dos dois gigantes da Internet. “Estamos indignados com a dimensão desta operação de espionagem do governo norte-americano. E isto leva a que tenhamos de pensar em reformas urgentes”, sustentou o responsável jurídico da Google, David Drummond.

Por seu turno, a Yahoo reafirma que os seus controlos de segurança são “apertados” e que faz todos os esforços para defender a privacidade dos utilizadores dos serviços. E assegura também que nunca permitiu o “acesso à NSA ou a qualquer outra agência governamental”.

A espionagem dos EUA também chegou ao Vaticano. Entre os 46 milhões de comunicações telefónicas interceptadas pela NSA entre 10 de dezembro de 2012 e 18 de janeiro de 2013 constavam conversas do Papa Bento XVI e de Jorge Mario Bergoglio, o cardeal argentino que lhe sucedeu como Papa Francisco.

Em destaque

Subir