Nas Notícias

IM alerta para risco máximo de incêndio em concelhos de seis distritos

temperaturas_altasGuarda é o distrito de Portugal Continental com maior número de concelhos (sete) em alerta máximo do Instituto de Meteorologia (IM), para o dia de hoje. No total do território continental, há 27 concelhos em risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco patamares. Além da Guarda, há Castelo Branco, Coimbra, Leiria (três concelhos cada em aviso máximo de incêndio), Faro e Porto (dois concelhos) e Braga (um concelho).

As temperaturas altas que se fazem sentir em todo o país levaram o Instituto de Meteorologia (IM) a colocar 27 concelhos em alerta máximo de incêndio, na escala de risco, durante esta segunda-feira.

De acordo com a previsão daquele instituto na sua página na Internet, Guarda (com sete concelhos) é o distrito que apresenta mais concelhos perante um quadro de risco máximo de incêndio. Viseu também centra as atenções dos bombeiros, já que tem seis concelhos neste nível.

Igualmente com concelhos em risco máximo de incêndio, Castelo Branco, Coimbra e Leiria (três concelhos), Faro e Porto (dois concelhos) e Braga (um concelho) estão mais suscetíveis de enfrentar fogos.

O risco máximo de incêndio é o mais grave, de acordo com a escala do IM, que varia entre reduzido e máximo. Para estabelecer o nível de alerta, aquele instituto analisa, às 13h00, a temperatura, a humidade, o vento e a precipitação ocorrida nas 24 horas precedentes.

Realce-se que durante o dia de ontem foram contabilizados 208 incêndios, que exigiram a mobilização de mais de 4000 bombeiros ou membros da Autoridade Nacional de Proteção Civil, apoiados por cerca de 1000 viaturas. A Proteção Civil registou 10 incêndios, desde as 00h00 desta segunda-feira e até ao início da manhã.

O incêndio de Tavira, no Algarve, continua a exigir o empenho de mais de 417 bombeiros. As chamas estão, no entanto, dominadas.

Em destaque

Subir