Nas Notícias

IM alerta para elevados índices de radiação UV durante esta segunda-feira

solDe acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), dez distritos de Portugal Continental, além de Funchal e Porto Santo, terão elevados índices de radiação ultravioleta (UV), durante esta segunda-feira. Deverão ser adotados cuidados especiais, sobretudo com bebés e crianças.

Apesar de a maioria do território não apresentar temperaturas elevadas, de acordo com as previsões do IM para hoje, o mesmo não se pode dizer em relação aos índices de radiação ultravioleta: 10 distritos de Portugal Continental e a região autónoma da Madeira apresentam índices “muito altos”.

Os alertas daquele instituto, em Portugal Continental, dirigem-se para as regiões norte, centro e sul: Aveiro, Beja, Braga, Évora, Faro, Porto, Portalegre, Sagres, Sines e Viana do Castelo. Já na região autónoma da Madeira, os avisos dirigem-se para Funchal e Porto Santo.

Mediante esta escala de alerta para radiação UV, o Instituto de Meteorologia lança um alerta para que se evite a exposição solar, protegendo os olhos com óculos de sol, a cabeça e a cara com chapéus e usando protetor solar, no caso de exposição nas praias.

A radiação solar tem efeitos potencialmente graves, sobretudo no que diz respeito a doenças da pele, desde cancro ao foto-envelhecimento. Prejudica também os olhos, potenciando o aparecimento de cataratas, carcinomas espinocelulares da conjuntiva. Por outro lado, tem efeitos negativos no sistema imunológico.

Bebés e crianças devem suscitar cuidados especiais em casos de radiação UV elevada, sendo que o protetor solar depende da correta aplicação. Deve ser aplicado de duas em duas horas e após banhos no mar ou em piscina.

Em destaque

Subir