Nas Notícias

Igreja receia que a Universidade fique restrita a elites económicas

universidade_minho_1O ensino superior em Portugal pode fechar-se aos alunos cujas famílias enfrentem dificuldades económicas, avisa o responsável da Pastoral do Ensino Universitário, o padre Nuno Santos, que em declarações à TSF avisa que já existem alunos com capacidades de interar o ensino superior que “estão a ser impedidos de estudar por razões exclusivamente económicas”.

O responsável da Pastoral do Ensino Universitário teme que a Universidade em Portugal se torne “restrita a elites económicas”. Em declarações à TSF, Nuno Santos avisa que “há alunos que deixam o ensino superior por questões económicas” e outros que “perdem bolsas” por dívidas do agregado à Segurança Social. “O próximo ano será o caos”, avisa.

“Há muitos alunos que deixam o ensino superior por questões económicos o que coloca em causa a Justiça social e a dimensão democrática do país”, refere dirigente da Pastoral do Ensino Universitário, àquela rádio.

Nuno Santos aponta 2012 como ano de viragem “para pior”, sendo que 2013 “será o caos, a este nível, porque muita gente nem sequer vai arriscar a matricular-se”. Este agravamento deve-se ao facto de alunos de agregados familiares com dívidas à Segurança Social deixarem de ter direito a bolsas de estudo, o que os impede de frequentar a Universidade.

“Os próximos anos vão acentuar essa realidade ao ponto de, se não tomarmos medidas, o ensino ficar restrito às elites económicas”, conclui.

Em destaque

Subir