Mundo

Juíz civil afastado do julgamento de Breivik

anders_breivik2Thomas IndrebØ, um dos juízes civis convocados para julgar Andres Breivik, foi agora afastado do caso, por ter mencionado no Facebook que a única solução para Breivik seria “enfrentar a pena de morte”. Está em causa a “imparcialidade” do juiz.

O juiz Thomas IndrebØ foi afastado, devido ao comentário que colocou no Facebook, um dia após a tragédia que abalou a Noruega, afirmando que “a pena de morte é a única forma de justiça nesta matéria”. Recorde-se que a pena de morte foi abolida na Noruega, há mais de um século, no ano de 1905.

O julgamento que iria ser retomado esta manhã foi cancelado temporariamente, enquanto o coletivo deliberou sobre o caso. Esta audiência ouviu o depoimento de Breivik, onde explicou de novo os seus atos.

Embora Thomas IndrebØ tenha sido afastado, existem ainda mais dois juízes civis substituitos que poderão ser incluídos, de forma a que este processo tenha continuidade.

A defesa clama para que o julgamento siga a lei norueguesa e seja justo, “um juiz não pode, em nenhuma circunstância, pôr em causa a confiança na sua imparcialidade”, apontando para o feito de Indreb.

Em destaque

Subir