Desporto

IFFHS: Buffon considerado o melhor do século XXI; Dois portugueses no Top40

buffon_1Gianluigi Buffon, de 34 anos, foi considerado hoje pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) como o melhor guarda-redes do século XXI. Na lista liderada pelo italiano, destaque para alemães e espanhóis.

O guarda-redes italiano Buffon, da Juventus, é para a IFFHS o melhor do século XXI. Na lista divulgada hoje, o guardião italiano ficou à frente de Iker Casillas, do Real Madrid, por apenas dois pontos. Seguem-se Peter Cech, do Chelsea, e Van der Sar, guarda-redes que se retirou no final da temporada passada, quando representava o Manchester United.

Quanto a portugueses, aparecem apenas a partir da 36.ª posição. Vítor Baia e Ricardo figuram no mesmo lugar, com 16 pontos. O outro é Eduardo, atual guarda-redes do Benfica, que ocupa a 54.ª posição, com nove pontos.

Veja aqui a lista da IFFHS:

1.º- Gianluigi Buffon (Itália): 199 pontos;
2.º- Iker Casillas (Espanha): 197;
3.º- Petr Cech (República Checa): 154;
4.º- Van Der Sar (Holanda): 116;
5.º- Oliver Kahn (Alemanha): 99;
6.º- Dida (Brasil): 90;
7.º- Victor Valdés (Espanha): 82;
8.º- Júlio César (Brasil): 76;
9.º- Jens Lehmann (Alemanha): 72;
10.º- Abbondanzieri (Argentina): 68;

36.º- Vítor Baía (Portugal): 16;
36.º- Ricardo (Portugal): 16

54.º- Eduardo (Portugal): 9.

Baía recordista

Embora já retirado e a figurar nesta lista apenas na 36.ª posição, o antigo guarda-redes do FC Porto e do Barcelona é ainda hoje o jogador com mais títulos da história do futebol. São 33 ao todo.

José Mourinho terceiro melhor do século XXI

Ontem, a IFFHS divulgou os melhores do século XXI. O treinador português foi considerado o terceiro melhor, apenas atrás de Alex Ferguson, do Manchester United, e Arsène Wenger, do Arsenal. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir