Apresentações/Novidades

Hyundai revela mais detalhes sobre o Concept EV Prophecy

Chama-se Prophecy e é o mais recente ‘Concept EV’ da Hyundai. Uma ideia que a marca tinha apresentado digitalmente no mês passado.

Agora conhecem-se mais detalhes deste veículo que o construtor coreano desenvolverá no futuro, com um design daquilo que classifica de um clássico para alcançar o conceito
Automotive Form.

O Prophecy foi inspirado nos automóveis das décadas de 1920 e 1930, possuindo uma estética semelhante à de um coupé, de linhas suaves que o diferenciam do concept 45, apresentado pela Hyundai no IAA de 2019.

Mas há alguns pontos de convergência com o primeiro protótipo, nomeadamente a assinatura luminosa em formato pixel. Um perfil dinâmico e o ‘spoiler’ traseiro conferem-lhe um visual mais desportivo, com as jantes em formato de hélice a permitirem uma reduzida resistência ao ar.

Esta estética é, como tem sido timbre da marca nos seus mais recentes lançamentos, baseada da tipologia de design ‘Sensuous Sportiness’, sendo que contrasta com as soluções escolhidas para o habitáculo, que transpira relaxamento, adotando cores escuras e materiais que remetem para a natureza.

Uma das características únicas do Prophecy é o seu mecanismo de condução. Em vez de um volante de condução posicionado no painel em frente ao condutor, o controlo é garantido por dois ‘joysticks localizados à esquerda e à direita do condutor: um na consola central e outro no revestimento da porta.

Em combinação com um interior espaçoso, isso não permite apenas uma posição de condução mais confortável, como também liberta mais espaço no painel para outros equipamentos. Além disso, 90% das funcionalidades do veículo podem ser controladas através dos botões presentes nos ‘joysticks’, de forma a que não seja necessário que o condutor retire as mãos dos mesmos para alterar uma música.

Esta configuração ergonómica é conhecida como Intuitive Human Interface. Tem como benefício o aumento da segurança dos passageiros, assim como um maior campo visual.

Mas os ‘joysticks’ não são o único fator a contribuir para o aumento da ergonomia de condução, já que o novo Smart Posture Care System (SPCS) permite que os condutores disfrutem de uma posição de condução otimizada com base nas suas características físicas.

O condutor pode optar por ajustar o banco manualmente para atender às suas preferências ou permitir que o carro sugira uma posição de condução “smart”, no qual o condutor insere a sua altura, altura estando sentado e o seu peso.

Depois disto o veículo ajusta-se automaticamente às características físicas do condutor. O SPCS controla o assento, o espelho retrovisor e o Head-up Display, estando baseado em informações verificadas.

No que toca ao sistema de infotainment, está integrado num ecrã que se estende por toda a parte da dianteira do interior do veículo. Quando não se está a conduzir, o veículo pode ser usado como um espaço de entretenimento, alterando para o Modo Relax.

Neste modo, os assentos reclinam e o painel de instrumentos sobe de posição, criando uma posição ideal para se visualizar o conteúdo exibido no painel.

Devido à ausência de um volante de condução, os passageiros não possuem obstáculos visuais. À medida que a tecnologia de condução autónoma evolui, o potencial dos veículos serem utilizados como espaço de relaxamento e entretimento aumentará significativamente de importância.

Mais o Hyundai Prophecy não é apenas um veículo elétrico. Possui um sistema de filtragem de ar embutido no veículo dotado de um sensor que deteta partículas. Quando os níveis de partículas no interior do veículo ficam demasiado elevados, o sistema de ar é ativado, recorre a ar fresco do exterior, filtra-o, de forma a obter ar puro a circular por todo o veículo.

Este sistema não funciona apenas enquanto se conduz, o “Prophecy” continua a filtrar e purificar o ar mesmo quando está desligado ou a carregar e mesmo que não esteja ninguém dentro do veículo.

Depois do 45, este novo ‘concept’ é o segundo veículo da Hyundai a ser construído utilizando a Plataforma Modular Elétrica Global ou “E-GMP” – a primeira plataforma EV exclusiva da Hyundai. Uma plataforma EV exclusiva que abre um mundo de possibilidades para novos elementos de design e conforto.

Em destaque

Subir