Já ouviu falar do Ice Hotel, localizado na cidade sueca de Jukkasjarvi? É um dos mais arrojados projetos, que prima pela originalidade. Não menos original foi a determinação das autoridades da Suécia, que obrigaram à instalação de alarmes de incêndio num espaço feito de água congelada.
O Ice Hotel é um ex-libris da Suécia, uma obra de arte que nasce todos os anos na cidade de Jukkasjarvi. É falado em todo o mundo, pela originalidade do projeto, mas não só.
O hotel de gelo anda nas bocas do mundo, porque as autoridades suecas exigiram a instalação de alarmes de incêndio, o que sucede pela primeira vez. Os gerentes do espaço ficaram surpreendidos com a exigência, uma vez que gelo é o único material utilizado em toda a infraestrutura.
O problema é que o derretimento do hotel, que sucede todos os anos, provoca grandes constrangimentos, para cumprir aquela norma insólita.
Ainda que as almofadas e os lençóis e cobertores sejam, na verdade, potenciais fontes de incêndio, a verdade é que toda a estrutura impede que o fogo se alastre.
O Ice Hotel só tem um perigo: o derretimento. É um fenómeno que não se evita e que ocorre depois de cinco meses. O hotel à prova de fogo funciona apenas entre dezembro e abril e é reconstruído todos os anos.
Veja imagens do hotel sueco: