Nas Notícias

Hospital dos Capuchos: Medicamento para hepatite B deixa de ser gratuito


Caixa de 30 comprimidos Tenofovir, fármaco usado para o tratamento da hepatite B, custa 362 euros e está a ser cobrada no Hospital dos Capuchos, em Lisboa. Toma é diária, o que implica um gasto de 12 euros por dia. Unidade de saúde diz que a hepatite B é uma das patologias “não abrangidas para cedência de medicamentos para uso ambulatório”.

O medicamento, dispensado em ambulatório, era gratuito, mas começou a ser pago, o que representa uma despesa avultada para os doentes. O tratamento da doença exige que se tome um comprimido por dia, o que tem agora um preço elevado: 12 euros diários.

O Tenofovir – medicamento mais utilizado por pessoas com hepatite B crónica e até agora dispensado nas farmácias dos hospitais de forma gratuita – representa assim um custo de 362 euros mensais para os doentes.

Em comunicado, o Hospital dos Capuchos justifica esta cobrança: “Existem patologias que não estão abrangidas para cedência de medicamentos para uso ambulatório pela farmácia hospitalar. A Hepatite B é disso exemplo”.

Do lado de um representante dos doentes, estamos perante um “risco de saúde pública” e uma “violação grave dos direitos dos doentes”, que deixam de ter acesso a um fármaco essencial no combate à doença. Já a Associação ‘SOS Hepatites’ defende que se trata de uma cobrança ilegal.

Esta medida foi aplicada, antes, em pessoas com doenças raras e agora atinge os portadores do vírus da hepatite B crónica. O Tenofovir também combate o vírus da sida.

Em destaque

Subir