Nas Notícias

Hospitais avaliados pela Reguladora da Saúde: 107 com excelência clínica entre 161

hospitais avaliadosO Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), da autoria da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), mostrou que a maioria das unidades de saúde avaliadas – 107 em 161 – cumpriu todos os critérios de qualidade exigidos, alcançando a classificação de excelência clínica.

Os dados, que são analisados e publicados a cada semestre, mostram que se tem registado uma “melhoria do cumprimento das práticas e/ou procedimentos associados a diferentes áreas cirúrgicas”, como assinalou a ERS.

De acordo com o SINAS, foram avaliados 161 unidades de cuidados de saúde (hospitais ou clínicas), com 127 (79 por cento) a receberam uma classificação final, que em 107 (66 por cento) foi a do nível máximo: a estrela de excelência clínica.

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho foi o único a alcançar tal distinção nos 16 critérios de qualidade, que além as áreas médicas (como cirurgia cardíaca, cirurgia de ambulatório, cirurgia do cólon, cirurgia vascular, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria) aborda também o conforto e atendimento do utente.

Seguiram-se o Hospital de Braga, com estrela em 14 critérios, e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (o Hospital Pedro Hispano), com estrela em 13.

Segundo a ERS, há cada vez mais unidades a prestarem um serviço de excelência clínica nos critérios de segurança do doente e adequação e conforto das instalações.

Dos 107 hospitais com estrela, 64 são do setor público, 28 do setor privado e 15 do social.

A ERS desvalorizou também o ‘boicote’ de alguns hospitais, como o São João e o Amadora-Sintra, que não enviaram os dados necessários.

Em destaque

Subir