Nas Notícias

Doente morreu uma hora após ter alta do hospital de Penafiel

Homem foi levado várias vezes à urgência daquela unidade hospitalar

Um homem de 76 anos morreu na segunda-feira, uma hora depois de ter recebido alta no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel, e depois de ter recorrido ao serviço de urgência várias vezes nos últimos tempos.

De acordo com a família de Emídio Ribeiro Pires, o homem foi levado para o hospital nas últimas semanas, uma vez que tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, tendo ficado obrigado a utilizar uma máquina de oxigénio 24 horas por dia.

Com o passar do tempo, o homem acabou por revelar sinais de fraqueza e foi perdendo capacidades de realizar tarefas pessoais como alimentar-se e deslocar-se pelo próprio pé.

Assim, no dia 8 de dezembro de 2022, os familiares viram-se na necessidade de recorrer aos serviços do hospital de Penafiel.

Emídio Ribeiro Pires foi admitido na urgência do CHTS e esteve em observação até ao dia seguinte (9 de dezembro), quando lhe foi dada alta hospitalar, ficando sujeito à administração de um antibiótico cujos efeitos secundários foram sendo acompanhados e vigiados pelos familiares do homem.

Uma vez que o estado de saúde de Emídio Ribeiro Pires acabou por piorar, o homem foi novamente levado para o hospital de Penafiel às 14h00 de sábado, dia 10 de dezembro.

Emídio Ribeiro Pires acabaria por, horas mais tarde, ser visto por uma médica e o seu quadro de saúde ia-se agravando, enquanto permanecia num cadeirão no serviço de urgência. Só mais tarde foi colocado numa maca.

Tinha consulta neste dia 13 de dezembro, mas não resistiu

De acordo com o relatório médico que o Porto Canal teve acesso, perto da meia-noite de sábado foi indicado que o estado do doente deveria ser avaliado perto das 6h00.

Durante o dia de domingo, dia 11 de dezembro, Emídio Ribeiro Pires permaneceu no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, sendo que às 23h46 recebeu alta.

Ficou determinado que teria consulta neste dia 13 de dezembro no serviço de pneumologia. Só que pneumologia o homem acabaria por não resistir e, uma hora depois de sair do hospital de Penafiel, acabaria por falecer.

A autópsia irá agora determinar as causas da morte, sendo que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa revelou, ao Porto Canal, que irá investigar este caso.

Em destaque

Subir