Insólito

Esteve 23 anos preso por engano, é libertado e sofre ataque cardíaco

insolito david rantaDavid Ranta, de 58 anos, não é um homem com sorte. Esteve preso 23 anos, por um crime que não cometeu. A justiça norte-americana demorou mais de duas décadas a corrigir um erro, até que libertou David. Um dia depois, o homem sofre um ataque cardíaco e quase perde a vida…

Um homem cumpriu uma longa pena, nos EUA, condenado por um homicídio que ocorreu em 1991. Apesar de sempre reclamar inocência, David Ranta não escapou a um erro judicial e foi condenado a 37 anos de prisão.

Cumpriu 23 anos dessa pena, sendo no entanto libertado depois de o gabinete do procurador de Brooklyn ter encontrado provas de que Ranta é inocente. Essas provas não estavam disponíveis na data da condenação, pelo que o homem foi parar à cadeia, por ordem do tribunal.

Na passada quinta-feira, acabou libertado por ordem de um juiz dos Estados Unidos, após mais de duas décadas fechado numa cela. Depois de ser libertado, o homem quase morre, em resultado de um ataque cardíaco, que sofreu na sexta-feira, segundo revelou o advogado de defesa, Pierre Sussman.

Entretanto, foi transportado a um hospital de Nova Iorque, onde se encontra internado, situação estável, a recuperar.

David estava a cumprir pena pela morte de um rabi ortodoxo judeu, atingido durante um assalto. Desde sempre jurou estar inocente, mas não convenceu os juízes. Recuperou a liberdade, mas está agora preso a uma cama de hospital.

Em destaque

Subir