Insólito

Homem arranca olhos com as próprias mãos numa missa em Viareggio

missaUm homem de 46 anos arrancou os olhos com as próprias mãos, durante uma missa na catedral de San Andrea, em Viareggio. A mãe assistiu ao ato que se justifica com problemas psíquicos. Está internado e não corre perigo de vida.

Continua por explicar o ato de automutilação, durante a eucaristia que decorria em Viareggio, cidade localizada a norte de Itália. Enquanto decorria a cerimónia, o homem levantou-se e num ato de estranho poder arrancou os próprios olhos, com as suas mãos.

Segundo o médico que lhe prestou assistência nas urgências, Gino Barbacci, para se conseguir arrancar os olhos “será necessária uma força quase sobre-humana”, por razões anatómicas. Barbacci confessa que em 26 anos de profissão nunca assistira a um caso semelhante.

A mãe do próprio homem relatou a história. Decorria a homilia, na catedral de San Andrea, quando o filho se levanta e num ato de loucura arranca os olhos. Depois, “atirou-se para o solo” e continuou a flagelar-se, com cabeçadas no chão, repetidas, que lhe provocaram outras lesões quase fatais.

Acabou por ser conduzido ao hospital e assistido de imediato. Além da lesão irreversível que o conduziu à cegueira, foram detetadas outras mazelas na cabeça, que no entanto não colocam a sua vida em risco.

No historial clínico deste homem – nascido em Inglaterra, mas a residir na Toscana –, constam problemas psiquiátricos. Segundo a mãe, o filho estava medicado, mas não respeitava as tomas de comprimidos, com efeitos para a sua saúde.

Foi operado, sem qualquer hipótese de recuperar a visão, no entanto, e permanece internado, agora na unidade de psiquiatria do hospital de Versilia. A cena, horrível, foi testemunhada por dezenas de fiéis, que ficaram horrorizados com esta insólita história.

Em destaque

Subir