Tecnologia

Hoje é dia de iPhone 5: Apple apresenta quinta versão do smartphone

tim_cook_appleSucessor de Steve Jobs na Apple, Tim Cook, apresenta hoje o iPhone 5, perante um grupo de jornalistas. A ‘cerimónia’ de exibição da quinta versão do smartphone lançado em 2007 decorre em Cupertino, na Califórnia.

Mais fino, com um visor maior, novo método de armazenamento (o ‘iCloud online’) e processador mais potente. Eis alguns dos principais argumentos do novo iPhone, a quinta versão do ícone da Apple, que é hoje exibido perante um grupo restrito de jornalistas sorteados.

Tim Cook – outrora responsável pelas vendas e operações internacionais da Apple, e que substituiu Steve Jobs no cargo de CEO da marca – terá a honra de mostrar este iPhone 5.

Como grandes trunfos, a nova versão apresenta um ecrã de maiores dimensões e um processador mais potente, em comparação com o iPhone 4. A aparência assume-se como um importante trunfo, bem como o avanço da câmara fotográfica para oito megapixels.

O sistema operativo constitui outra grande mais-valia. O iOS 5, testado nos últimos tempos, permitirá controlar o iPhone através da voz. Pronunciando uma frase (por exemplo, “procurar a rua x ou y”) espoletará um processo de pesquisa através do Google Maps. Resta saber se o Português será uma das línguas disponíveis.

A nova aposta da Apple terá também alguns argumentos nas ferramentas que facilitam o seu uso e o acesso às aplicações. Por exemplo, o ícone para ativar a câmara na tecla do desbloqueio.

Há especulações sobre novidades da marca, que poderão ser apresentadas por Tim Cook. A cerimónia está marcada para as 17h00 (GTM), ou 18h00 em Lisboa. Levanta-se o véu sobre o iPhone 5, que promete vincar o domínio da Apple no mercado dos smartphones.

Em destaque

Subir