Ralis

Hirvonen mais perto da sua primeira vitória pela Citroën

hirvonen italiaMikko Hirvonen está a duas classificativas de vencer o Rali de Itália e obter o seu primeiro triunfo ao serviço da Citroën, depois de ter cimentado a sua liderança no segundo dia de prova.

Depois das desistências do seu companheiro de equipa, Sebastien Loeb, e dos pilotos da Ford, Jari-Matti Latvala e Petter Solberg na tirada de sexta-feira, Hirvonen viu a sua tarefa francamente facilitada.

A vantagem de um minuto sobre o segundo classificado, permitiu ao finlandês da Citroën gerir o seu andamento e não correr riscos desnecessários, que na véspera tinham custado também um bom resultado a Thierry Neuville e Mads Ostberg.

Tendo terminado a fase matinal deste sábado com Evgeny Novikov a um minuto e 18 segundos de distância, Hirvonen nem teve de se aplicar muito para ganhar mais uma dezena de segundos ao russo na parte da tarde, já que a preocupação do melhor piloto dos da M-Sport Ford era preservar a sua segunda posição.

E se Novikov perdeu terreno para o líder com o decorrer da tirada, a sua diferença para Ott Tanak também foi dilatando ao longo do dia, pois o russo deixou o seu companheiro de equipa a mais de um minuto.

A terceira posição do estoniano não parece igualmente ameaçada, pois Mads Ostberg está já a mais de um minuto. Isto apesar do norueguês da Adapta Ford ter sido o mais veloz em duas classificativas matinal e se ter libertado da pressão de Sebastien Ogier e de Chris Atkinson na parte da tarde deste segundo dia.

Ogier começou a tirada à frente de Ostberg, mas uma má escolha de pneus fê-lo perder uma posição para o norueguês e ficar com Atkinson a somente quatro segundos, pelo que o quinto lugar será o ponto de maior interesse para o terceiro e último dia de prova.

Classificação após a 14.ª Pec.

1.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3 WRC) 3h10m51,7s
2.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC) + 1m28,2s
3.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 2m20,6s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 3m48,3s
5.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Skoda S2000) + 4m30,5s
6.º Chris Atkinson/Stéphane Prevot (Mini JCW WRC) + 4m34,4s
7.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Skoda S2000) + 6m06,2s
8.º Martin Prokop/Zdenek Húrza (Ford Fiesta RS WRC) + 9m18,9s
9.º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta RS WRC) + 10m15,0s
10.º Karl Kruuda/Martin Jarveoja (Ford Fiesta RS WRC) + 10m56,6s

Em destaque

Subir